quinta-feira, 30 de junho de 2016

3ª FIV

E lá vamos nós para o Round 3.
3... este número deprime-me...

Ontem ao final da manhã fiz a ecografia inicial com o Dr. J. e à noite administrei a primeira pica. Desta vez estou a usar Pergoveris 150 FSH + 75 LH. É mais chato que o Gonal-f porque tem que ser preparado. Consegue até ser mais chato que o Menopur, pois este último basta preparar tudo no início e depois é só aspirar a quantidade necessária diariamente. No caso do Pergoveris, vem em ampolas individuais e tem que ser preparado diariamente antes de ser administrado.



Diferenças e semelhanças: menopur, gonal-f e pergoveris.
Menopur: a substância ativa é a menotropina. É obtido a partir de urina de mulheres em menopausa. Contém ação FSH e LH em quantidades iguais, ou seja, 50/50.
Gonal-f: a substância ativa é folitropina alfa. Contém apenas FSH recombinante, ou seja, é sintético.
Pergoveris: Contém FSH recombinante (150 UI) e LH recombinante  (75 UI). À semelhança do menopur, este contém LH para além de FSH mas em quantidades diferentes, com predominância do FSH. Contudo, enquanto o menopur tem FSH e LH urinárias, este tem FSH e LH sintéticas.

E vocês: "Sim Mia. E quê? Isso tudo é muito giro mas o que nos interessa são os efeitos e resultados."

Pois. Sinceramente, essa também é a parte que me interessa mas os efeitos/resultados variam de mulher para mulher, em função da idade, causa de infertilidade, reserva ovárica, entre outros.
Por exemplo, em mulheres com SOP, à partida, funciona melhor o FSH isolado, uma vez que já têm LH em níveis mais elevados. Mulheres jovens com boa reserva ovárica também se aplica FSH isolado, uma vez que já têm LH em quantidade suficiente. Já no caso de mulheres com hipogonadismo gonadotrófico beneficiam de FSH + LH pois não produzem LH endógeno em quantidade suficiente para a boa maturação dos ovócitos. Também se costuma administrar LH em mulheres mais velhas ou com resposta inadequada ao FSH isolado.
Isto, dito assim de forma mais standard. Mas é claro que por vezes uma paciente tem um perfil em que, aparentemente, se adequa mais a estimulação com FSHr (Gonal-f, Puregon) e, sabe-se lá porque raio, não responde como o esperado. E nesse caso, experimenta-se o FSH com LH para ver o que vai sair dali. É o meu caso.
E claro, depois também depende da opinião de cada médico.
Também já li algures que enquanto o FSHr permite maior quantidade de ovócitos, o FSH com LH permite ovócitos de melhor qualidade mas em menor quantidade.

E em mulheres com endometriose, o que funciona melhor? Não sei. Mas comigo não funciona merda nenhuma!

Não sei o que vai sair daqui. Mas se até há uns dias atrás andava ansiosa por iniciar o tratamento, agora sinto-me em "modo automático". Não me sinto ansiosa. Não sei se isto é bom ou mau... estou com as expectativas baixas, tipo rendida à minha condição. Ando numa de "Pois, tenho que fazer isto outra vez... não sei bem para quê mas tenho que fazer. Então que assim seja."

Protocolo:
29/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
30/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
01/07 Pergoveris 150 UI/75 UI
02/07 Eco

9 comentários:

  1. Então Mia esse pensamento positivo onde anda?!

    Vai correr bem! Melhor que das vezes anteriores de certeza. Pode realmente acontecer que o teu organismo "funcione" melhor com esse fármaco. Não percas a esperança :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta! Não sei onde guardei o pensamento positivo. Acontece-me frequentemente... guardar as coisas e depois quando preciso delas não as encontro. De repente, já não preciso delas e encontro-as :p

      Estou muito de pé atrás com o pergoveris. Na 1a fiv usei menopur e foi um desastre! Como o pergoveris é parecido... não sei não. Mas pronto, um dia de cada vez. Respostas ováricas à parte, visto que as duas FIVs anteriores foram negativas, pior não pode ser.

      Obrigada pelo apoio :)

      Eliminar
  2. Go go go go !!!!!
    Bora Mia ... Bem sei o que estás a sentir, senti-me assim neste último tratamento, é um deixa andar mas sabes que esse sentimento ajudou-me imenso com a ansiedade. Andava super tranquila ...
    Em ambos os tratamentos fiz Pergoveris mas neste último foi apenas Pergoveris mas fiz desde o inicio duas ampolas de pó, ou seja 300. É um pouco chato a preparação mas nem é dos mais difíceis!!

    Em ambas as vezes sempre respondi muito bem mas desta última vez tive muita assimetria talvez pelo Lucrin que tomei antes da estimulação.

    Estou contigo no pensamento querida Mia**
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se calhar até é melhor assim, pelo menos não ando ansiosa.
      Já agora, sabes se temos mesmo que usar o solvente todo? É que aquilo ainda é bastante e parece que arde um bocado :s

      Na primeira vez não usaste lucrin? Foi decapeptyl?

      O médico disse que em princípio a partir de sábado é para adicionar gonal mas só depois da eco é que decide a dose.

      Beijinho Mikas. Muah!

      Eliminar
  3. Desculpa Mia só vi agora o que perguntaste :)
    Sim, tens de usar o pozinho todo. Aspira o líquido com a agulha grande mas uma agulha que chegue ao fundo das ampolas. Depois insere devagar o líquido no pó e mistura suavemente mas não abanes muito nem faças Shake Shake lol evita que o líquido vá parar à borracha e assim quando vires que o pó está todo dissolvido aspiras de novo. Nunca vires a ampola, se ficam gotas presas na borracha é uma carga de trabalhos.

    A primeira vez foi decapeptyl diário sim e nesse os diâmetros estavam todos simétricos foi muito melhor. Tomei Lucrin desta vez por causa do endometrioma mas acho que não fez grande efeito antes pelo contrário!!

    Amanhã vem contar a consulta!!

    Beijinho MUAH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shake shake hahaha ^_^
      Sim o pó sei que tem que ser todo mas pensei que podessemos usar só metade do líquido ou assim. Mas tenho usado tudo.
      O médico deu-me um estojo todo giro com essas agulhas todas. As grossas para preparar e aspirar e as fininhas para depois trocar e administrar. Mas cá para nós, é uma seca preparar isto :/

      Pensei que lucrin e decapeptyl tivessem o mesmo efeito. Eu tomei decapeptyl 3.75 depois da cirurgia. E antes 1a fiv tomei lucrin 3.75. Mas achei que o lucrin dava mais efeitos tipo calores e tonturas.

      Claro que venho contar tudo amanhã :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parece-me muito interessante a tua pesquisa e parece que realmente beneficiaras desta alteração, nós sabemos que é na teoria mas vai ser na prática. Eu acho que se baixarmos as expectativas nos trouxer alguma calma e redução da ansiedade não há problema, até é melhor às vezes.
    No entanto nunca podemos deixar de acreditar, não é? Temos que nos focar no nosso objectivo, visualizar sei lá ☺!! Muitos beijinhos e já sabes estamos na torcida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Dream, eu sei lá! Eu já acho que comigo não funciona nada. Fonix!
      Mas sim, ando com as expectativas baixas e por isso ando calma.
      A tua consulta na IVI não está para breve?

      Eliminar
    2. É dia 12 de agosto. Quis marcar para o dr sergio e so tinha esta data. Marquei em maio!!! Beijinhos

      Eliminar