sábado, 2 de julho de 2016

3ª FIV: primeira monitorização

Hoje foi a primeira ecografia para avaliar o desenvolvimento dos folículos.
As notícias não são fantásticas. Tenho 12 folículos (6 em cada ovário) entre 4 e 11mm, ou seja, estão muito assincrónicos e isto não é bom. O endométrio estava com 4mm. O Dr. J. acha que está bem, tendo em conta que ainda só tomei 3 picas. Mas a mim não me parece lá muito bom. Na primeira ecografia da FIV anterior tinha 15 folículos entre 7mm e 12mm e endométrio com 8mm, isto após 4 dias de picas.
Decidiu aumentar a dose de FSH nos próximos 3 dias para ver se os pequeninos crescem, mais porque na punção os óvulos gostam de ficar lá agarrados e não querem sair da toca. Na próxima ecografia logo se vê se é para reduzir, manter ou aumentar a dose.
Inicialmente disse para administrar duas ampolas de Pergoveris nos 3 dias seguintes. Isso daria uma dose 300 FSH + 150 LH. Depois pensou melhor e alterou o plano. Pediu para manter 1 ampola de Pergoveris por dia e adicionar 100 de Ovaleap. Ovaleap? Sim, Ovaleap. Já conhecem? É exatamente a mesma coisa que o Gonal-f mas de marca diferente, ou seja, é FSH recombinante. Então e porque não o clássico Gonal-f? Sei lá! Talvez porque os delegados de informação médica desta marca tenham ido à clínica apresentar o produto e ofereceram algumas amostras. E o simpático Dr. J. ofereceu-me o medicamento e um estojo com a caneta. "Tenho receio que 300 FSH + 150 LH seja demasiado. Vamos fazer 250 FSH + 75 LH e terça-feira vemos. E assim poupa o pergoveris que aquilo ainda é carote!" Fixe, não é?



O Ovaleap vem com uma caneta à parte e com as recargas das agulhas. Temos que "montar" esta coisa toda para preparar a caneta. Não podiam fabricar isto já com a caneta preparada?

Também já trouxe a receita do chato do Orgalutran para começar amanhã.

Atualização do protocolo:
29/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
30/06 Pergoveris 150 UI/75 UI
01/07 Pergoveris 150 UI/75 UI
02/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI (Eco)
03/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
04/07 Pergoveris 150 UI/75 UI + Ovaleap 100 UI + Orgalutran 0.25mg
05/07 Eco

11 comentários:

  1. 12 foliculos é ótimo Mia :)
    Mas diz-me uma coisa ... Vais ter que começar a dar 3 picas por dia?
    Aí mulher ... Isso é dose !!!

    Em vez do clássico "ponha" é ... Pica Pica Picaaaa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é grande coisa Mikas. Seria, se eles crescessem todos e podessem ser puncionados. É que metade deles são muito pequeninos. E na punção só saem metade. E depois só 20 ou 30% é que fecundam. Mas olha, é o que há... vamos ver.

      Pois é, 3 picas por dia! Já viste? Olha não estou a gostar nada das picas do Pergoveris. Não sei porquê mas doem e arde um bocado. Demora muito a injetar o líquido todo e sinto um ardor/pressão, sei lá, não sei explicar muito bem. Contigo também foi assim? Nunca senti isso com o menopur nem com o gonal nem com este ovaleap.
      Hahaha é mesmo assim! Como não ando a gostar do Pergoveris, fico ali 1 minuto com a agulha perto da barriga até ganhar coragem.
      Bem, hoje na hora da pica era só agulhas e ampolas espalhadas pela mesa. Imagina amanhã com mais uma.

      Eliminar
    2. Mia vim visitar o teu blog.
      Eu tb tomei pergoveris mas em dose dupla 2 dias aquilo é chato de preparar mas faz efeito. Pelo menos notava um vermelhão na barriga.
      Agora tu tens aí três ao dia haja barriga para tanta pica.
      Em relação a ficares 1 min com apica perto da barriga eu aconteceu me o mesmo quando me comecei a magoar e a ficar com nódoas na minha 1 FIV aí o meu marido começou a ser ele a espetar a agulha rapidamente ( pq eu hesitava MUITO) e eu pressiono o líquido lentamente. Trabalho de equipa.
      Boa sorte pro tratamento

      Eliminar
    3. Olá JustLove! Bem-vinda ao meu blog :) As picas são uma chatas mas olha, tem que ser. E o que tem que ser tem muita força!
      Está quase a chegar o dia do teu beta hcg. Espero que tenhas um lindo resultado.

      Um beijinho e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Bom dia :D

    Sim demorava imenso tempo a injectar tudo de facto porque a agulha que vem nesse mega kit é muito fininha e por isso tens de fazer mais pressão (o kit é espetacular será um futuro necessaire!! O meu era assim com 2 fechos e um velcro da Merck (?!) roxo! É igual??)

    Nunca me ardeu e eu tomava 2 de pó. Sabes acho que não é bem ardor que sentes mas é a força toda que tens de fazer para entrar o líquido faz um pouco de impressão não é? Então nesses segundos estas atenta a tudo o que sentes porque estás tensa. Doeu-me sim nos últimos 2/3 dias ... Até a agulha passar a pele me doía imenso estava com tudo já tão sensível ... Não teve muita graça não!

    Quanto ao líquido sinceramente acho que não tens de meter todo. Eu metia 1 líquido e 2 pó. Tira 2/3 do frasco só é chega não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é igual ao meu! Realmente vai dar muito jeito no futuro. O último dia de picas da fiv anterior foi mesmo mau. Doeu e tive uma forte tontura, parecia que ia desmaiar, principalmente com o orgalutran que tem a agulha mais grossa. Afinal é por estarmos mais sensíveis. Desde aí fiquei mais mariquinhas com as picas, tenho sempre medo que aconteça igual. Ai ai... até quando? Estas mal começaram e já estou farta delas.

      Eliminar
  3. Oh Mia tantas picas :(
    Eu que não tenho medo nenhum de agulhas, mas realmente assim é dose. Mia esperariamos na teoria já menos foliículos, embora esse seja um belo número, certo? Mas com mais qualidade? Realmente o que nos deixa com a pulga atrás da orelha é a assimetria, mas ainda é cedo e ainda podem sincronizar, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho medo de agulhas mas já estou tão farta delas... acho que lhes estou a ganhar aversão. Em princípio continuarão a crescer com esta assimetria. Vamos ver a próxima eco...
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, é a tal coisa já estás muito escaldada, infelizmente e é inevitável torcer o nariz e fazer comparações. Mas eu acredito que estas novas poções mágicas vão ajudar e que vais ter uma bela surpresa!
      Beijinho querida

      Eliminar
  4. Mia na minha primeira Eco, ao 6º dia, só tinha 7 folículos. No direito só 2 e com 4 e 2 mm. E com o acrescento, primeiro de Luveris e depois de de Menopur eles cresceram. Inclusive no direito que cresceram devagar, mas lá cresceram. A partir daí foram 3 picas por dia. O menupor era muito chato de abrir, o meu marido magoou-se 2 vezes a abrir aquilo (tínhamos a preparar a injecção todos os dias). Aliás eu seria incapaz de preparar e injectar a mim própria aquilo, só conseguia a gonal-F. Enfim... Já sabemos que isto não é nada fácil.

    Mas 15 folículos, e alguns com 10mm ao 4º dia, a mim parece-me muito bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que em situações normais é bom. Mas na última fiv comecei com 15 na 1a eco e na punção só tive 5 óvulos e ao 2o dia só tive 1 embrião. Desta vez como tenho 12 já prevejo piores resultados que da última vez. Mas como isto é tudo uma caixinha de surpresas pode ser que melhore.
      Pois é, tu também deste 3 picas por dia! É uma seca mas tem que ser. O marido ajuda-me a preparar mas não me administra, ele tem medo de picas haha.

      Olha, não te custou administrar o orgalutran? Não gosto muito dele, tem uma agulha mais grossita :/

      Tens novidades sobre o desenvolvimento dos teus pequenotes?

      Eliminar