quarta-feira, 4 de julho de 2018

Rotinas 3 meses

Se uns defendem que devemos impor rotinas aos bebés, outros defendem que devemos respeitar o ritmo deles e adaptarmo-nos nós às suas necessidades.
Por aqui, fomos observando as rotinas que eles próprios foram criando de forma natural e fomos adaptando uma ou outra coisinha aqui e ali. Não imposemos nada porque eles próprios foram criando rotinas que até nos dava mais ou menos jeito. Simplesmente antecipamos uma refeição ou outra de forma a adequar-se melhor ao nosso estilo de vida.

Então neste momento é mais ou menos assim:
8h00 - acordam e bebem o biberão
8h00-10h30 - brincadeira 🙃 canto para eles, converso e faço palhaçada.
10h30-12h00- sesta da manhã
12h00 - biberão. Depois ficam na espreguiçadeira com música.
14h00-17h00 - sesta da tarde
17h00 - biberão. Brincamos e passam um tempinho entretidos um com o outro ou com o mobile musical.
20h00 - banho
20h30 - biberão
21h00 - soninho profundo
01h00 - o sono é interrompido pelo biberão dos sonhos. Bebem meio a dormir tipo zombie e continuam a dormir até às 8h.

Claro que pelo meio há colo, há um ou outro choramingo de vez em quando... coisas normais.
Também não somos rígidos. Às vezes as rotinas são alteradas porque saímos e dou o banho mais cedo, outras vezes mais tarde. As refeições também podem ser meia hora mais cedo ou mais tarde porque por vezes até acordam só às 9h, por exemplo.
Quando vamos jantar fora, damos o biberão antes de irmos ou então damos no restaurante e depois adormecem no ovo. Quando saio depois do almoço e passo a tarde fora, ficam a dormem no carrinho e quando acordam dou-lhes o biberão onde estiverem.

Neste momento já só fazem 5 biberões por dia. Se lhes dou mais ou muito antes não bebem nada.
O D. bebe 4 biberões de 150ml e 1 de 180ml. A B. só bebe 5 biberões de 120ml e nem sempre consegue beber tudo. De vez em quando com muuuuita sorte lá bebe 150ml mas é raro. Ou seja, um bom pedaço além do que deveria beber para o peso dela. Mas não a posso obrigar a beber mais. Já fiquei preocupada com isto mas o pediatra desdramatizou e disse que ela bebe o que quiser, visto que está na mesma a aumentar de peso. De forma mais lenta que o mano mas dentro da normalidade. Tão pequenina e já preocupada com a elegância!

5 comentários:

  1. Eu sou adepta das rotinas, com flexibilidade, mas rotinas são boas e se eles criam algumas nós somos também responsáveis por orientá-los levemente quando eles não o fazem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Acho muito positivo! Com alguma flexibilidade, claro.

      Eliminar
  2. Eu concordo plenamente... as rotinas nao sao só boas para nós mas para eles também!

    Minha linda, a grande novidade de hoje é que o Reino tem instagram oficial! Adiciona-me para eu te seguir volta e se puderes partilhar, agradecia imenso :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Olá Mia, li todo o teu blog e fartei-me de chorar,por 2 motivos, tristeza por estar a passar pelo mesmo e pela alegria de ter 2 anjinhos e teres ultrapassado essa estupida doença. A 2 anos que tento ter um filho e ainda nada. Corri meio mundo a procura de explicações, a 2 semanas descobri, finalmente que tenho um quisto no ovario direito e endrometriose. Vou fazer uma lista infindavel de exames. Comecei a tomar progeffik, ontem via oral. So tenho consulta em setembro. Tenho tanto medo de nao conseguir um final feliz. Era o nosso MAIOR sonho, e ter a nossa casinha e filhos. Toda a ajuda q procurei ate agora davam-me a mesma resposta que a si, ainda é nova, bla bla bla... mas eu só quero um filho nao quero saber se sou nova. Graças a deus, o meu marido tem sido incansável, não me deixa desanimar, mas quando estou sozinha c os meus botões é uma dor no coração e o psicologico nao pará! Vamos ver a cena dos proximos capitulos, e a sorte que irei ter. Espero ter um lindo final feliz. E obrigada, tudo o que escreveste fez-me ver que não sou a unica com o mesmo sentimento, eu sei que nao sou a unica mas o psicólogico anda a matar-me. Um grande beijinho, e muita força 😍😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que estejas a passar por isto 😞
      Como vês, o caminho foi longo e difícil mas compensou 😃
      Só te posso desejar toda a força do mundo para enfrentares esta caminhada e que, tal como eu, tenhas o teu final feliz! Procura todas as opiniões que poderes e não desistas. Qualquer dúvida que tenhas podes perguntar.
      Um Beijinho

      Eliminar