terça-feira, 14 de agosto de 2018

Alimentação Complementar

Na semana passada demos início à alimentação complementar, com 4 meses e 3 semanas, fazendo a idade corrigida como se tivessem nascido com 40 semanas de gestação.
No início fizeram cara feia e ficaram a olhar para mim com ar de enjoadinhos, do tipo “Que é isto?? Onde está o leite?” Depois o D. começou a ficar chateado porque aquilo saí-lhe pela boca fora e não saía corrido como o leitinho do biberão a que está habituado. Não tem paciência para esperar enquanto a colher vai ao prato novamente. A B. achou graça a esta novidade! Como também lhe saía tudo pela boca fora, baixava a cabeça para ir lamber o que caía na babete de plástico. Também empurrava a babete para cima com as mãos e esfregava tudo na cara. Já para não falar quando o D. virou o prato por cima dele e quando a B. enfiou a mão no prato e a seguir coçou a orelha... 😫
No final olhei para eles e tinham sopa nos olhos, no nariz, nas orelhas, na cabeça e no pescoço. Pareciam, eles próprios, um prato de sopa com olhos 👀 As cadeirinhas, a roupa deles cheia de restos de sopa! E... socorro! Até a minha cara e o meu cabelo tinham sopa! Conclusão: Era sopa por todo o lado, menos no estômago deles 🤦‍♀️ O caos!
Felizmente comprei duas coisas muito úteis. Uma espécie de biberões com colher na ponta, em que apertamos e a sopa ou papa vai saindo. Abençoado cérebro que fez esta invenção! Acabaram-se pratos virados, mãos dentro do prato e o melhor é que o impaciente do D. já não tem que esperar que a colher vá ao prato.


Encomendei os meus numa loja online que encontrei no Facebook “Casinha Colorida”. Dois dias depois já os tinha em casa, juntamente com o resto das coisinhas que pedi.
Deixo o link para o caso de interessar a alguém:
https://www.facebook.com/CasinhaColoridaMimos/

Por aqui os nossos almoços ficaram muito mais limpos, rápidos e tranquilos. E já agora, o meu cabelo agradeceu. E a minha paciência também!

Quanto aos ingredientes, para já só experimentei duas sopas diferentes:
Sopa 1 - batata, cenoura e cebola.
Sopa 2 - batata doce, cenoura, cebola e courgete.

Acho que gostaram bem mais da sopa 2. Na próxima, irei substituir a cenoura pela abóbora.
Se alguém quiser partilhar aqui algumas receitas, sintam-se à vontade, sim?

3 comentários:

  1. Eu só introduzi aos 5 meses e meio porque ela começou a demonstrar interesse...
    Nunca comprei nada dessas coisas até porque no início comem tão pouco que não substitui uma refeição e ela adaptou-se bem à colher, também lhe dei logo coisas para a mão e fazemos um misto de BLW e alimentação tradicional. Fruta e coisas tipo pão e assim come à mão e o restante em puré (neste momento puré com pedaços, não uso varinha mágica há 1 mês para ela sentir as texturas, esmigalho tudo com um esmigalhador de batatas- não sei como se chama ao certo mas é uma peça de metal e assim consigo esmigalhar grandes quantidades de uma vez sem demorar horas)
    Estão uns crescidos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que os bebés que estão a LM introduzem a alimentação complementar por volta dos 6 meses, e os bebés que estão a LA introduzem por volta dos 4.
      Li sobre o BLW mas tenho receio que se engasguem com algum pedacinho de comida 😕 é parvo mas tenho um medo disso!

      Eliminar
    2. A minha ainda hoje tem o gag reflex e já se engasgou mas é fantástico ver como rapidamente dá conta daquilo... no início tremia agora já estou habituada, claro que nunca a deixo a comer sozinha...
      Não com 4 meses que eles são muito pequenos e ainda têm o movimento de extorsão da língua e não têm grande destreza a pegar em comida e colocar na boca mas eventualmente podes sempre experimentar... faz mais sujidade mas ela gosta e treina a pinça fina ahahah
      Mas tens de estar confortável com isso claro! Senão, se for um stress enorme nem vale a pena!

      Eliminar