domingo, 5 de agosto de 2018

FIV e preconceito

Dia 31 foi dia de consulta e picas no Centro de Saúde.
Os manecos estão ótimos! O D. com 6.350kg e B. com 5.750kg. Quem diria! O que nasceu mais pequenino já vai com 600g de avanço! Estão muito reguilas e muito bem desenvolvidos. Tomaram a rotarix e as outras duas do Plano Nacional de Vacinação. Portaram-se lindamente durante toda a consulta até levarem as picas nas perninhas. O D. chorou uns 30 segundos e depois calou-se com colinho e miminho. Já a B. chorou muito. Chorou descontroladamente e até tremia 😭 Parte-me o coração vê-los chorar assim 😢 💔 E logo ela que quase nunca chora. Tão sensível que é a minha princesinha.
Mas o objetivo deste post é outro.
O nosso médico de família e a nossa enfermeira estavam de férias e por isso fomos atendidos por outra médica e outra enfermeira. Ao contrário do nosso MF, que é um castiço e uma jóia de pessoa mas como médico deixa muito a desejar, esta jovem médica pareceu-me muito atenta. Pela primeira vez tiveram uma consulta como deve ser no CS. Já o nosso, é só para conversar sobre tainadas e falar sobre a família. Como sabe que são acompanhados por um médico pediatra desleixa-se.
A enfermeira que nos atendeu, já nos tinha atendido uma vez. É simpática e às vezes até é engraçada, tipo pateta, mas também é um bocado... como hei de dizer isto? Um bocado limitada, de mente pequena, ignorante, desinformada e preconceituosa.
Durante a consulta, a médica jovem e a enfermeira pateta estavam encantadas com os meus manecos. “Que duas coisinhas tão fofas”, “que queridos”, “um loirinho e uma moreninha”, “que encanto”, diziam. Babei-me, claro!
Dra. novinha - “Tem gémeos na família?”
Eu - “Não. Fizemos fertilização in vitro.”
Dra. novinha - “Ah ok. Então correu mesmo bem, um casalinho!”
E é aqui que começa o show.
Enf. Pateta - “Eu já sabia. Vê-se logo. Mal os vi tirei-lhes logo a pinta!”, disse a enfermeira pateta com um arzinho sabichão.
Dra. Novinha - “Sabias como??”
Enf. Pateta - “Porque são muito diferentes um do outro. Não sabias?? Então ficas a saber! Hás de reparar que os gémeos de fertilização são sempre muito diferentes um do outro. Quando são gémeos naturais são muito parecidos, às vezes até são iguais.”
Eu - “Quê?? Isso não tem nada a ver!”. Ignorou-me...
Dra. novinha - “Ahh?? Que estás para aí a dizer? O que é que uma coisa tem a ver com a outra?? Olha que até conheço alguns gémeos e são todos muito diferentes.”, respondeu com um ar pasmado.
Enf. Pateta - “Hmmm olha que não. Olha que eu vejo muitos gémeos de fertilização feitos no CHAA que a Dra. S. manda cá e são todos assim. Já os naturais são sempre parecidos.”, insistiu.

Eu fiquei a olhar para uma e para outra, a assistir àquele conversa idiota. “Gémeos de fertilização” e “gémeos naturais”, disse ela. Será que a enfermeira pateta pensa que “gémeos naturais” são sempre monozigóticos? Será que ela não sabe que numa gravidez gemelar espontânea também existem gémeos dizigóticos? Os chamados “gémeos falsos”? Será que ela não sabe que independente de ser espontâneo ou através de fiv, os gémeos dizigóticos são originados por dois óvulos e dois espermatozóides? E daí poderem ser muito diferentes? 🤔  🤷‍♀️
Mas isto não ficou por aqui.

Enf. Pateta - “Ai, estou encantada com estes bebés! Que riquezas! Você deve andar radiante!”
Eu - “Sim, claro que ando!”, respondi a sorrir. A enfermeira pateta continuava com elogios. “Olha-me só os olhinhos dele! Azuis! Quem têm na família com olhos azuis?”, perguntou.
“Várias pessoas... a minha mãe e o meu avô. Do lado do meu marido, tem o meu cunhado. E o avô paterno tem olhos verdes.”
Enf. Pateta - “Ah pois... e olha só o tom de pele dela! Que bronze! Parece que já foi à praia. Que inveja! Olhe que ela é parecida consigo. Passa bem por sua filha.”
Quê??? Terei entendido bem??
Eu - “Mas ela é minha filha.”
Enf. Pateta - “Sim mas parece mesmo normal. Tipo, ninguém vai perceber que é de FIV se não disser.”
Eu - “Mas ela é normal!”, já não me estava a agradar a conversa. “E eu digo a muita gente que fiz FIV sem problema nenhum.”
Enf. Pateta - “A sério?? Diz?? Ai eu não dizia!”
Eu - “Porque não hei de dizer? Não é nenhum crime! Digo sem problema nenhum e eles também vão saber, claro.”
Enf. Pateta - “A sério? Eu acho que não dizia. Sabe que há pessoas muito preconceituosas!”
Really? 😒
Dra. Novinha - “Porque não há de dizer se não tem mal nenhum? Hoje em dia é algo tão vulgar e banal!”
Enf. Pateta - “Ai mas sabes que na escola as crianças também são muito mázinhas! Depois fazem bullying. Vou-lhe contar uma coisa. Não sei se sabe mas já se fazem fertilizações há muitos anos. E quando eu andava na escola havia um menino que foi feito assim e os outros souberam. A mim diziam-me que eu tinha sido cagada por uma mosca por ter sardas e a esse menino chamavam-lhe Extraterrestre.”
Eu e a Dra. novinha desatamos a rir! 😂😂 No meio de tanta idiotice, até deu para rir!
Eu - “Pois mas isso foi há muitos anos atrás. Quando estes foram para a escola, às tantas um terço dos colegas foram gerados por FIV. Hoje em dia já é algo corriqueiro. Mas sim, existe muito preconceito por aí, em muita coisa! Se existe! Mas não é por isso que tenho que esconder. Está na hora de falar disto mais abertamente e de forma natural.”

Pelos vistos a enfermeira pateta acha que as pessoas devem omitir que conceberam os filhos por FIV. Ok, é uma opinião. Não tem mal nenhum um casal não querer contar. Como também não tem mal nenhum contar. Mas também acha que filhos por FIV não são tão filhos como os que são concebidos de forma espontânea. E também acha que filhos concebidos por FIV são menos parecidos com os pais do que os concebidos de forma espontânea. E também acha que sabe distinguir os gémeos concebidos por FIV dos gémeos concebidos espontaneamente... será que ela também sabe distinguir uma criança concebida por FIV de uma criança concebida espontaneamente quando não tem irmãos gémeos? E já agora, será que também consegue perceber se a criança foi concebida na cama, no sofá ou em cima da mesa de jantar? Dentro de casa ou ao ar livre? 🤔

Nossa! Quanta ignorância! Quanto preconceito! 🤦‍♀️
Mas este episódio no CS deixou-me a pensar... quantas enfermeiras patetas haverão por aí? Da mesma forma que ela (profissional de saúde) pensa assim, muitas outras pessoas também pensam, infelizmente. Como vejo isto de forma tão natural, até me esqueço que muitas pessoas veem isto como algo estranho, anormal e até como motivo de vergonha! Triste... Em 2018 ainda há quem pense desta maneira tão paleolítica!

10 comentários:

  1. Cheguei hoje de férias e deparo-me com isto. Mia, nem sei como classificar o que aconteceu. Normalmente sou muito calma mas acho que me tinha saltado a tampa. Foste ao CS lá da cidade? Espero que que a Pateta não tenha sido alguma iluminada da minha turma do secundário que seguiu essa via. Em princípio não deve ser, porque se havia na turma dela um rapaz que resultou de FIV, serão mais novos que eu. Lamento que tenhas assistido a isso. Já tinha percebido que há uma franja significativa de profissionais de saúde que está completamente a leste do que envolve a PMA mas isso é surreal. Quanta ignorância e falta de sentido de oportunidade para estar calada! Que cena de filme! Tenho dois primos gémeos meia dúzia de anos mais velhos que eu e não podiam ser mais diferentes. Agora quando olhar para eles outra vez vou lembrar-me dessa pateta e de todas as barbaridades que aquela boca vomitou... Espero que te recomponhas rapidamente desse episódio bizarro.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim PL, foi no CS cá da cidade. Não sei se terá sido tua colega mas provavelmente até conheces a Enf. Pateta. Nem sei como é que não me saltou a tampa. Aquilo parecia tão surreal que fiquei meio sem reação, sei lá! A verdade é que também nunca dei muito crédito àquela enfermeira por acha-la um bocado palhacinha. Mas desta vez ultrapassou os limites!

      Eliminar
  2. A minha alma está parva! Lol
    Terá tirado o curso de enfermagem por correspondência? Ainda por cima sendo da área da saúde....
    Realmente neste país há pessoas de mente mesmo pequenina.
    O meu bb q está na barriga tb um dia irá saber q os pais passaram por diversos tratamentos e não só (perdas) durante anos até o termos.
    Mas não duvido nada q haja por aí mais gente como essa enfermeira.
    Já li em comentários em notícias sobre Pma tantas alarvidades do estilo "se Deus n quer deviam aceitar" ou o tradicional "adoptem"...como se estivesse algum sítio cheio de bebes para serem logo logo adotados (tipo chegar e pegar) ou como se nem existisse uma fila de anos e anos pela frente fora outros condicionalismos.
    Muitos parabéns pelos maravilhosos gemeos q tens q tantas alegrias te devem dar.
    Ass Just

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Just! É horrível ler os comentários a essas notícias! É deprimente saber que há gente de mente tão pequena, principalmente em profissionais de saúde! Mas a verdade é que já vi testemunhos no fórum de mãe para mãe de preconceito deste género por parte de profissionais de saúde, principalmente enfermeiros e até mesmo por pediatras!
      E nem me lembres desse clássico “Se não podes ter filhos é porque Deus não quer” foi das coisas que mais me custou ouvir de certas pessoas e só me apeteceu desfaze-las! Enfim...
      Muito obrigada e muitos parabéns por esse bebé que está aí no quentinho 🙏😊

      Eliminar
  3. Isto vindo de quem quer que seja já é ultrajante mas de uma profissional de saúde é ridículo!
    Fiquei mesmo revoltada, ia lendo e tinha uma vontade de responder à enf. pateta que deixasse de dizer asneiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu normalmente fervo com estas coisas. Mas digo-te que estava tão aparvalhada com aquilo que só me deu para rir na cara dela. Acho que ela não teve noção da figura ridícula que fez...

      Eliminar
    2. Acredito... mas aqui deste lado fiquei a ferver... mas às vezes ficamos tão embasbacados no momento que dá para pouco...
      Já agora parabéns pelos matulões ;)

      Eliminar
    3. É mesmo isso, na hora fico embasbacada. Depois fico a pensar no assunto e fervo! Eheh obrigada 😁

      Eliminar
  4. a sério?? acho que lhe teria dado um murro...existe pessoas mesmo ignorantes!!
    Muitos parabéns pelos gémeos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miúda +2 :D
      E sim... infelizmente é a sério.

      Eliminar