domingo, 19 de agosto de 2018

Artilharia de bebé

Quando começamos a preparar o enxoval dos bebés, percebemos que há tanta coisa hoje em dia que acabamos por nos perder no meio de tanta artilharia.
Muitas vezes perguntavam-me “Já tens isto? Já tens aquilo? Não?? Olha que vais precisar!” Ok... comecei a ver tudo o que havia para bebés e deparei-me com montes de coisas que nem sabia que existiam! E... sou só eu que acho que tudo o que seja para bebés é caro? Tipo, muito caro?
Não tive a sorte que muita gente tem de “herdar” artilharias de bebé como carrinho, berço, banheira, etc., até porque não tenho nenhuma amiga ou familiar que tenha tido gémeos. Portanto tive que comprar tudo, e algumas coisas a dobrar. Mas ainda bem porque sou um bocadinho exigente com os produtos de bebé e assim escolhi aquilo que quis. A dificuldade foi perceber o que realmente era necessário, e a ser, no meio de tanta coisa que há no mercado, saber qual o melhor ou com melhor relação qualidade/preço. Há coisas que achava que eram indispensáveis e agora percebo que não têm grande utilidade. Outras achava que se podia dispensar mas agora percebo que dão muito jeito. Acreditem, com gémeos, há artilharias que nos facilitam muito a vida!
Então vamos por partes:

Carrinho
Isto era sem dúvida algo que tínhamos mesmo que comprar. E a nossa escolha foi o One&Two da Bebecar, versão magic.
Esta escolha para mim foi fácil porque não há assim tanta variedade de carrinhos para gémeos. Não queria aqueles carrinhos em que fica um em cima e outro em baixo, faz-me confusão. E como sempre fui fã desta marca, foi fácil de decidir.
O que dizer deste carrinho?
Vantagens:
• É bonito 😄 pelo menos para mim;
• Seguro;
• Versátil. Dá para por as babycoques, cadeiras/alcofas viradas uma para a outra, ambas viradas para a frente ou ambas viradas para nós. Também tem a vantagem de se transformar num carrinho normal só para um bebé;
• Fácil de montar e desmontar;
• Fácil de “conduzir”

Desvantagens:
• É muito grande.
Mas, futuras mães de gémeos, fiquem a saber que a Bebecar vai lançar o novo carrinho de gémeos que é em tudo igual a este mas mais pequeno.

Não me arrependo nada da escolha que fiz. Adoro-o! E dou-lhe um bom uso.
Recomendo.

Bases isofix
Vale a pena? Se o vosso carro tiver o sistema para instalar as bases, sim. Sem dúvida! É muito prático. Não é necessário andar às voltas com o cinto. É só encaixar. Click! E já está.
Recomendo.

Berço/Cama de grades
No meio de tantos, decidi ser prática. Não sou grande fã de coisas com bonequinhos e muita mistura de cores. E como tive que comprar berços a dobrar queria algo económico. Optei pelos famosos berços Hensvik da Ikea. São simples, bonitos e baratos. Isto, para o quartinho deles.
Para o nosso quarto que é onde eles dormem para já, comprei 2 mini berços tipo tesoura. Ocupam pouco espaço e dão para transportar facilmente pela casa.

Banheira
Isto foi uma dor de cabeça 🙄 Como tenho dois bebés, queria dar banho no quarto para poder vigiar o outro. Fartei-me de procurar uma banheira alta, com rodinhas e bonita para poder ficar no quarto que ficasse bem na decoração. E... não encontrei nenhuma que gostasse 😩
Quando a Dra. F. me mandou ficar de repouso por encurtamento do colo, fomos a correr comprar a banheira da Ikea para desenrascar, não fossem os bebés nascer a qualquer momento! Esse “desenrascanso” manteve-se até hoje e tem servido muito bem. Coloco-a em cima da cómoda ao lado do trocador e tenho tudo à mão. Ainda bem! Comprei-a por meia dúzia de € e serve perfeitamente.
O problema é que desde há um mês para cá, estes dois não param quietos, principalmente a B. que deve andar a treinar para ser nadadora olímpica e manda a água toda cá para fora. Esta história de dar banho no quartinho deles vai ter que acabar muito em breve. E agora sim, vou ter que comprar uma banheira com suporte se não quiser dar cabo da espinha.

Aquecedor de biberões
Muita gente nos aconselhou a comprar. Duvidei muito da utilidade desta coisa mas acabei por comprar no dia em que saímos do hospital. Como tivemos indicação da pediatra para dar leite adaptado a nosso piloquinhas, ao comprar o leite, compramos também o aquecedor de biberões da chicco. E, se para muita gente é algo útil, para mim não foi grande coisa. Talvez seja uma boa compra para quem tem só um e principalmente para quem armazena leite materno, uma vez que aquece o leite (supostamente) à temperatura ideal. É só colocar o biberão dentro e em alguns minutos aquece. Mas com dois bebés, já não é bem assim. Em primeiro lugar, demora 5 minutos a aquecer. Parece rápido mas acreditem, a meio da noite não é assim tão rápido. Segundo, é suposto aquecer à temperatura ideal mas a verdade é que, não sei porque raio, às vezes aquilo aquecia demais e depois tinha que estar a arrefecer o biberão. Terceiro, se o primeiro aquecia demais, o segundo biberão praticamente não aquecia. Aquela cacifra inútil “achava” que já tinha aquecido o que tinha para aquecer e pronto, ficava por ali 😒 A sorte é que ao fim de 3 semanas o raio do aquecedor de biberões deu o peido. Deixou de funcionar sem mais nem menos. Fomos à farmácia para trocar e felizmente não tinham mais nenhum em stock 😃 Devolveram-nos o dinheiro.
A partir daí, começamos a preparar os biberões de forma muito mais rápida. Como usamos água engarrafada não é necessário ferver. Aquecemos uns 30 segundos no microondas a água para os dois biberões e já está. Poupei muito tempo a partir daí!
Recomendo só a quem armazenar leite materno.

Esterilizador
Ofereceram-me um da chicco de ir ao microondas. Colocam-se os biberões lá dentro e leva-se 2 minutos ao micro. Sim, até lhe dou utilização de vez em quando. Mas confesso que não esterilizo a cada utilização. Fiz isso nas primeiras duas ou três semanas, depois pareceu-me exagerado. De vez em quando gosto de esterilizar tudo à boa maneira tradicional: tudo dentro de uma panela com água a ferver. Não há micróbio que resista! Ah, e também descobri há uns dias que a máquina de lavar a louça tem um programa especial para biberões. Parece que sai tudo de lá esterilizado.
Portanto, já que tenho, utilizo. Mas não acho que seja algo essencial. É perfeitamente dispensável.
Recomendo para quem gosta de esterilizar a cada utilização.

Almofada de amamentação
Sem dúvida, algo muito útil! A minha mãe ofereceu-me uma no Natal da marca Candide e só vos digo, abençoada almofada! Nunca mais a larguei. Dormi sempre com ela até ao final da gravidez. Metia-a no meu das pernas e punha um braço por cima. Ajudou-me a dormir mais confortável. E apesar de ter amamentado muito pouco tempo (1 mês e meio) uso-a diariamente para os bebés. Gostam de dormir lá, até tem um sistema semelhante ao das espreguiçadeiras para os prender e os deixar em segurança. E agora que já se sentam com apoio também dá muito jeito. Esta almofada é 3 em 1: almofada de amamentação, almofada de conforto durante a gravidez e espreguiçadeira para o bebé. Tenho uma outra almofada de amamentação personalizada com os nomes dos meus filhotes, que foi presente de uma amiga.
Sem dúvida que Recomendo!


Marsúpio
Decidi comprar um já tinham eles 2 meses, por causa do D. que é mais chorãozinho e gosta de que andem com ele ao colo de um lado para o outro. Não fosse a casa e a roupa para cuidar e isto era muito bonito. Foi uma excelente compra porque me permitiu ficar com os braços livres enquanto os passeio. Tinha pensado em comprar um daqueles para gémeos que dá para levar um à frente e outro atrás. Mas, para além de não saber onde raio se compra isso (nunca vi nenhum à venda), também tive pena das minhas costas. E fazia-me confusão andar com um bebé às costas e não poder olhar para ele. Imaginem que se engasgava ou assim... Credo! Comprei o EasyFit da chicco. Gostei e os pirralhos também. Por isso, a seguir comprei outro igual. A partir daí, vamos muitas vezes passear com eles nos marsúpios. Um comigo e outro com o pai.
Recomendo.

Espreguiçadeiras
Queria algo onde pudesse deixá-los a relaxar em segurança, sem ser no berço. Mas tinha que ser algo estimulante e apelativo porque para estarem só no relax já tinha as almofadas de amamentação. Então optei por comprar um baloiço que funciona a pilhas, tem bonecos pendurados e dá música. Dá para regular a intensidade do baloiço e eles lá ficam entretidos. Também adoram dormir lá por causa do movimento, principalmente o D. que adora ser embalado.
Mais uma vez, comprei uma para ver como funcionava e se eles gostavam. Ficou aprovado e a seguir comprei outra.
Recomendo.

Ainda falta falar sobre muita artilharia de bebé e na sua utilidade (se há!). Mas como este post já vai longo e o meu cansaço também, vou deixar o resto das artilharias para um próximo post.



4 comentários:

  1. Bases isofix!!!! sem dúvida!!! concordo com quase tudo menos a espreguiçadeira eléctrica que a minha nunca gostou aaahahah e sim, aquecedor de biberão nem comprei e não me arrependo mas também dou mama.
    Comprei muita coisa em segunda mão, incluindo o carrinho, mas de gémeos é sempre mais difícil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe os bebés são todos diferentes e nunca sabemos do que vão gostar. Como tenho dois, primeiro compro sempre só 1 coisa para experimentar nos dois. Se gostarem compro outra 😜

      Eliminar
  2. Obrigada pela partilha Mia :)
    A maternidade é realmente um mundo novo e com tanto para explorar...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante a gravidez achei que fazia falta posts destes. Cheguei a sentir-me perdida no meio de tanta coisa e tanta marca.
      Beijinho

      Eliminar