quarta-feira, 18 de maio de 2016

Falar é fácil


... o problema é conseguir!

14 comentários:

  1. Mia :( Tive hoje de manhã ecografia para ver como isto estava. Eu sentia que algo estava estranho. Recebi indicação para uma terceira cirurgia :( Em Fevereiro tinha perdido uma trompa e agora em Maio a hidrossalpinge passou para a outra. Depois ouvi o nome que sempre tive medo ... endometrioma :( já com 6 cm no ovario esquerdo e com a pilula so cresceu. Tenho indicação para retirar a trompa e o ovario.
    :(( já chorei tanto ... não é justo QUE MAL FIZ EU NESTA VIDA :((((

    Estive em choque o dia todo. Nem tratamento posso fazer sem antes ir de novo à faca. Depois tratamento só com 1 ovário... :((((((((((

    Tu tiveste endometriomas? De que tamanho eram? Desapareceram?

    Estou sem chão ...

    ResponderEliminar
  2. Oh Mikas :((( Calma. Sim, eu tive endometriomas nos dois ovários! Um deles sei que tinha mais de 4cm. Como vês tenho a reserva ovárica boa. Quem te deu a indicação para cirurgia? Talvez possas reduzir o endometrioma com decapeptyl ou visanne antes da cirurgia para não agredir tanto o óvario. Não marques nada antes de ouvires a opinião da tua médica da FIV. Até pode ser só um quisto funcional. Depois da cirurgia apareceu-me outro quisto de 4cm e passado um mês com visanne desapareceu por completo!

    ResponderEliminar
  3. Gostava que fosse um quisto funcional mas esse era o que eu tinha do lado direito há 1 mês atrás quando fiz eco e hoje já tinha desaparecido. O esquerdo é claramente um endometrioma segundo o médico. Estou a tomar a pilula e ele só cresce. Fiz na clinica do Antonio Setubal com o Dr. Alberto Relvas que é especialista em ecos de endo. Nas 5 ecografias que já fiz com ele, nunca se enganou :(

    Mas sim, amanha à tarde já vou falar com a minha médica da FIV e já mandei mensagem à minha cirurgiã e só ela é que decide. Mas vai ter de entrar outra vez, isso de certeza. E antes de qualquer tratamento.

    Era o que eu mais queria que fosse tudo um mal entendido :( mas parece-me que não.
    Amanha volto com novidades.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Mikas é mais uma pedra no teu caminho mas hás de ultrapassar. Claro que é muito difícil e só nos apetece desaparecer. Se isto de infertilidade já é uma batalha muito dura, muito pior se torna quando temos uma doença que nos altera todos os planos e nos prega rasteiras. É muito revoltante! Mas pensa que os teus ovários se portam muito bem à indução, e mesmo só com um hás de ter ovinhos suficientes para fecundar.

    Estou por aqui Mikas.
    Um beijinho e um abraço bem apertado

    ResponderEliminar
  5. Oh Mikas :( Esta doença não nos dá descanso. Eu tinha um endometrioma com 7 cm no ovário esquerdo e o meu ovário esquerdo está cá. Foi dele que engravidei (o corpo lúteo estava lá).
    Força querida é só que te consigo dizer
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Mia e Dream ... o que se passou hoje foi inacreditável. Ontem recebi a noticia que vos falei pelo Dr. Relvas de que tinha de ir pela terceira vez à faca retirar a trompa e ovário esquerdo. Pois bem, não dormi, não conseguia parar de chorar ... tive de tomar um calmante ontem à noite para descansar a cabeça.

    Hoje ... Como vos disse fui ter com a medica da FIV que tambem é especialista em endo, alias ela foi tutora da minha cirurgiã - Filipa Osorio. Viu o relatorio da eco mas quis-me observar na mesma e fiz nova eco com ela hoje ... OPA!!!! ... A massa de liquido que o Dr. Relvas viu ontem e disse com toda a certeza que era a outra trompa com hidrossalpinge não é nada disso ... e liquido sim mas liquido normal da doença e do endometrioma e o liquido estava atrás do endometrioma que esta do lado esquerdo, e não do lado direito. Esta ali preso porque como ja nao tenho trompa nao tinha sitio para sair. O endometrioma sim, esse esta la, mas ela disse que nem pensar que se vai mexer ali. O endometrioma nao é assim tao grande que justifique uma cirurgia e se lá fosse ia perder tecido ovariano e nos nao queremos isso. Ela diz que vai fazer a estimualçaõ e no maximo pode aspirar o sangue do endometrioma na punção. Claro que provavelmente esse ovario nao respondera tao bem como da outra vez mas vai dar qualquer coisa.

    Resumindo .. tive 24 horas em agonia sem razão nenhuma. O meu lado direito (trompa e ovario) está impecável. O esquerdo tem sim um endometrioma mas nao é de todo indicado para cirurgia pelo menos para ja.

    Domingo dou a injecção com o Lucrin Depot 3,75, e dia 30 vou la ver como estao os ovarios para começar a estimulação.
    Fiquei tao contente :D nao estao a perceber ... ontem chorava de tristeza, hoje foi de alivio!!
    Estou seriamente a pensar voltar a clinica do Antonio Setubal e falar com eles. O que me fizeram nao se faz a ninguem. Estou mesmo muito chateada. Alguem esta a testar o meu limite com esta historia toda.
    Mas pronto ... o que interessa é que FIV AQUI VAMOS NÓS :D

    ResponderEliminar
  7. Mikas que alívio!!! Já me tinha passado pela cabeça que a tua médica da fiv tivesse uma visão diferente da coisa, daí te ter dito para não fazeres nada antes de falar com ela. Já ouvi várias vezes dizer que na clínica do Dr. António Setúbal são um pouco radicais no que diz respeito às cirurgias e um bocado anti-fiv em casos de endometriose, apesar de serem muito bons. Sei que durante a punção, no caso de haver sinais de endometriose nos ovários há uma injeção eles administram. Não sei exatamente o que é nem como funciona mas o meu médico falou-me disso nesta última fiv. Felizmente não foi necessário.
    O que te aconselho é, depois da fiv, e já que vais fazer em ciclo diferido, averiguar se esse tal líquido não vai atrapalhar a implantação. Como vais criopresarvar, podes aproveitar esse espaço de tempo para limpar o terreno, caso seja necessário, antes de fazeres a transferência. Já vi casos em fizerem isso.
    Estou contente por ti :D Agora bola para a frente e fazer as picas todas direitinhas!

    ResponderEliminar
  8. Mikas eu adoro que esteja tudo pelo melhor nunca acreditei que tivesses que tirar o ovário o meu endometrioma tinha 7 cm e o meu ovario esta aqui feliz e contente. Honestamente fiquei triste do Dr Relvas te ter dito que era para tirar ovário:( ele nao devia ter dado palpites. Mas digo-te isto do fundo do coracao como se fosse comigo ele é realmente um especialista em ecografia será que é ele que está errado na questão do liquido? Eu ficava com a pulga atrás da orelha. Nao me leves a mal por favor so quero que sejas o melhor seguida possivel para que a tua fiv corra muito muito bem.So te digo isto porque a nossa doença é um bicharoco de 7 cabeças e ja estou muito escaldada.Nao seria indicado fazer RM? Porque nao falas com a Dra Filipa? O lucrin vai fazer diminuir o endometrioma e às vezes o ovário responde igualmente ao que nao tem nada vais ver que não vai interferir! Como te disse noutro comentário o meu esquerdo tinha lá um monstro de um endometrioma de 7cm mas foi dele que resultou a g. bioquímica. Eu costumo dizer que o meu ovario esquerdo é lixaado o gajo é resistente ;). Muita força vai correr tudo bem e por favor não me leves a mal. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. A Dream tem razão. É melhor ter mesmo a certeza quanto a esse líquido. Podes fazer a fiv na mesma e depois, enquanto esperas pela transferência, tentas resolver isso da melhor forma para ter a certeza que nada vai assustar os teus pequeninos quando os tiveres contigo.

    ResponderEliminar
  10. Claro que nao levo a mal meninas :) também eu fiquei com a pulga atrás da orelha mas comprovou-se mesmo que a trompa está limpinha. Pela minha medica da FIV e pela minha cirurgiã :) O liquido está e de facto sempre esteve do lado esquerdo. Nas ecos seguintes à retirada da trompa e mesmo ja durante o primeiro tratamento este liquido aparecia sempre nas ecografias. Alem de ter 2 medicas especialistas na coisa a comprovarem-me do contrario ainda me disseram e com razão que se aquele liquido todo fosse uma hidrossalpinge ja estava a verter liquido para o utero como sempre verti da outra trompa mas o meu utero esta sequinho. É mesmo liquido da endometriose preso do lado esquerdo. O meu lado direito nem aparece na eco, o que é um optimo sinal de que a trompa nao esta inflamada sequer. Tanto que o Dr. Relvas durante a ecografia pergunto-me "Mas tem a certeza de que tirou a trompa esquerda?" - ele ate teve de ver o relatorio da cirurgia e as imagens para que eu lhe comprovasse que SIM era a esquerda. lol. E foi aí que ele disse, que nao tinha 100% de certeza sem entrar mesmo la dentro mas que parecia hidrossallpine do lado direito.

    Nao é, e mesmo se fosse, a minha médica da FIV disse-me que estimulamos e na altura da trasferencia se tiver algum liquido no utero tiramos a trompa mas que agora esta tudo limpinho. So se aquele liquido se lembrar de verter para o lado direito. Na ecografia com ela até conseguia ver o liquido a mover-se livremente no abdomen.

    Domingo levo o lucrin depot para ver se este endometrioma reduz um pouco ate dia 30 :) Mas da trompa estou muito descansada.
    E sim, fiquei seriamente aborrecida com isto tudo e com o Dr. Relvas por ter dado um diagnostico tao preto. Ele ia falando e ditando as coisas enquanto fazia a eco e eu so chorava e chorava e ele la continuava com o terrorismo depalavras de diagnostico e com a frieza de sempre.

    Sabem, estou a seguir o processo da minha prima de doação de óvulos, mas ela é dadora! E hoje fui com ela fazer eco de monitorização de 7º dia de estimulação ... contou-se, hoje, no 7º dia apenas ... 40 OVOS!!!! 40!!! Nao devemos ser da mesma familia, eu e ela! lol

    Minhas queridas amigas guerreiras, nao levei de todo a mal :) so tenho é a agradecer pela preocupação! Mas estou em boas mãos, agora só depende do meu organismo.

    Mia, dia 24 esta quase :)
    Beijinhos às duas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Mikas. Agora é esquecer esse assunto e concentrares-te na fiv.
      Eu estou muito ansiosa por dia 24 mas com muito medo. Por um lado quero saber o que fazer a seguir, explicações e soluções. Mas por outro tenho muito medo do que possa ouvir. Tenho medo que me dê más notícias.

      Eliminar
    2. Sei qual é o teu medo ... mas não acredito que ainda seja altura para falar sobre isso. E se for Mia ... eu tenho pensado cada vez mais nessa possibilidade. E tenho falado, ouvido e lido testemunhos de Mães que tiveram de passar para ovodoação e nenhuma mas nenhuma se sente menos Mãe por isso, antes pelo contrário. Acho que se tiver de passar para isso farei sim o meu luto mas depois tenho a certeza que não vou pensar 2 vezes. Mas Mia ... ainda somos novas e conseguimos, apesar dos nossos percalços, estimular bastante bem. Por isso não penses nisso ainda. Vamos esperar ... desejo-te a maior sorte para a consulta.

      Podes achar que no meu caso por ter tido os 13 óvulos que não faz sentido pensar nessa possibilidade, mas dos 13, só 2 vingaram e nem a blastocisto chegaram já dentro de mim.

      Beijinhos Mia*

      Eliminar
  11. Ai ainda bem minha querida! Desejo-te toda a sorte deste mundo, que o lucrin controle a maldita e que depois tenhamos aí uma fiv espectacular, se não for com 40 que seja aí com uns 15 cheios de qualidade :) ! Desejo-vos tudo de bom minhas queridas, o vosso sofrimento e as vossas vitórias são de todas nós! Que a vida nos dê a possiblidade de realizarmos o nosso maior sonho.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucrin já foi injetado esta manhã e desde aí que a moinha que tenho há 2 meses passou, e sem analgésicos sinto-me super bem! Pode ser psicológico :) ou não!

      Vamos ver como vai ser a proxima menstruação que virá já na próxima semana.

      Estou bem, sinto-me com força! Vamos a isto!
      Beijinho minhas queridas

      Eliminar