sábado, 7 de maio de 2016

Tenho um demónio dentro de mim

No passado dia 2 terminei o protocolo com a análise beta hcg. Digo-vos, fazer esta análise, sabendo que o resultado será negativo é duro, muito duro. Nem sei como tive força para ir ao laboratório. No final do dia, recebo via e-mail um resultado de 2 mUI/mL, confirmando o teste de farmácia negativo no dia 29. Umas horas depois chegou o Hellboy e desta vez veio cheio de armas para me atacar.
Dores, dores e mais dores... Voltei ao tramal mas quase não fez efeito.
Odeio-te Hellboy! Odeio-te com todas as minhas forças!

Tenho um demónio dentro de mim. Um demónio que cresce sem parar e destrói o meu corpo. Um demónio que se alimenta das minhas derrotas e me rouba os sonhos. Esse demónio tem nome e chama-se Endometriose.

19 comentários:

  1. Mia :( Tenho vindo à tua página todos os dias para ver se tinha noticias tuas. Como fico triste por ti :( Sei que não há palavras para dizer seja o que for. Sei o que é um negativo, mas 2? Não sei se estou preparada para isso e já vou começar tudo de novo este mês. Só sei que sim vai custar mas sei que não posso/podemos desistir Mia. Temos de continuar ...

    A minha Mãe é médica Pediatra mas na parte da Neonatologia e ainda a semana passada foi assistir a um parto de gémeos e olhou para a ficha da Mãe em questão. "Gémeos de FIV devido a endometriose". Depois de tudo, a minha Mãe foi falar com ela e perguntou-lhe o seu percurso para me transmitir alguma esperança. E ela contou-lhe e pediu-lhe para me dizer para eu nunca perder a esperança. Andava nisto à 2 anos e foi ao 4º tratamento que conseguiu e vieram logo gémeos e tem 39 anos. Nos outros tratamentos nem embriões teve.

    Esta história, deu-me esperança e força para acreditar que porra, tanto eu como tu temos 30/31 anos e SIM vamos conseguir. Pode não ser à primeira, nem à segunda mas pá ... vAMOS DAR UM CHUTO NO RABO DA ENDOMETRIOSE. Sei bem o que é esse demónio achar que pode controlar a nossa vida. Estou neste momento também em dor por causa da maldita e também com tramadol em cima :(

    Faço-te outras questões Mia: O teu médico nunca te falou em fazer a transferência em ciclo diferido? Ou seja, estimular, congelar e transferir só num ciclo posterior quando o teu corpo voltasse ao normal. Na minha primeira fiz a fresco como tu mas a verdade é que eu não me sentia bem, algo estava desregulado com tanto hormonio que levamos e ainda mais com endometriose que é alimentada por isso mesmo. Tanto que no mês seguinte ao meu tratamento fiquei com quistos gigantes, 1 em cada ovário o que provocou uma desregulação que tive a descamar do endometrio o mês quase todo. E sabemos lá, essa comunicação entre embrião e endometrio tem de estar perfeita para que haja "namoro" entre eles. E é isso que vou tentar neste 2º tratamento. Vou fazer estimulação e depois esperar uns meses que esteja tudo perfeito para fazer a transferência.Isto claro, se tiver bons embriões para congelar.

    A outra questão é: no ciclo seguinte à tua primeira FIV fizeste eco? Não estavas com quistos?

    Mia, faz o luto mas depois para a frente é o caminho. Sei que é bla bla bla mas o que te consigo dizer é que estamos aqui para ti*
    Beijinho e muita força*

    ResponderEliminar
  2. Olá Mikas. O negativo custa mesmo muito. Sei que tens razão e não podemos desistir mas às vezes é o que me apetece! Estou à espera que a esperança volte (espero que volte!) porque neste momento perdi-a :(
    Quanto a ti, começa este tratamento com garra e muita esperança! Temos montes de casos de sucesso como exemplo no fórum de mãe para mãe!
    No meu caso, sinto-me frustrada e sem esperança, nem tanto pela endometriose mas pelas coisas que acontecem durante o processo, para as quais não há explicação, como por exemplo, os folículos vazios. Enfim...

    Respondendo às tuas questões: até agora nunca me foi proposto criopreservar e posteriormente fazer TEC, até porque o meu endométrio está sempre perfeito para transferência a fresco mas não sei o que o médico me vai propor agora...

    Na minha primeira fiv, como sabes, foi feita no CHAA (hospital público da minha área de residência). Odiei o acompanhamento, o processo, a frieza, a falta de respostas, TUDO! E não me fizerem eco no ciclo seguinte, nem quiseram saber. Por acaso, como inchei muito durante o tratamento e me não me sentia muito bem, fui ao Dr. António Alves, que me operou, para ver como estava. Felizmente estava tudo bem e os ovários estavam limpinhos e com tamanho normal. O Dr. disse que nem parecia que tinha feito uma fiv no ciclo anterior.
    Desta vez, tenho consulta dia 24 na clinica para ver como estão os ovários, conversarmos sobre o que poderá ter falhado e falar sobre o próximo capítulo. Mas digo-te já que desta vez senti-me super bem durante todo o processo, tirando as dores do horríveis do Hellboy. Sinceramente nem parece que andei a estimular os ovários, parece que tive um ciclo normal.

    Em que dia começas as picas? Vais fazer protocolo longo ou curto?
    Começa com confiança! Tu respondeste muito bem na fiv anterior e tiveste muitos ovinhos. Estou confiante que desta vez o resultado há de ser bem melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia querida :) Tu é que tiveste o negativo e estás me a dar essa força toda. Toma um xi apertadinho***
      Eu passei mesmo muito mal no ciclo seguinte à FIV e hoje que já estou no 2º ciclo ainda não estou bem. Estou ansiosa para chegar a Portugal e fazer a eco no dia 19 deste mês.

      Faço sempre protocolo longoooooo ... Da outra vez foram 23 dias de picas e uma caixa de pilula antes, sendo os 7 primeiros apenas decapeptyl para acalmar a endo e bloquear comunicações com a hipofise. E mesmo quando comecei a estimulação continuava com o decapeptyl de manha e as hormonas à noite, até ao fim. E estimulava com 300. 150 gonal f + 150 Pergoveris. A tua dose foi metade. No dia 24 fala sobre a possibilidade de fazer TEC e de aumentar a dose hormonal. Somos pacientes com endometriose, a minha medica sempre me disse que nós com reserva fraca tinhamos de ter uma boa dose e a minha resposta foi optima como tu disseste.

      Se for como da outra vez e se tiver quisto free, começarei as picas dia 22 deste mês. Sim Mia correu tudo lindamente até à fecundação. Dos 13 ovinhos, apenas 2 estavam bons para serem transferidos e no final nem unzinho se agarrou.

      Também acredito muito mesmo muito que o teu dia vai chegar. Mereces Mia. Muita força. Um grande beijinho*

      Eliminar
    2. Dar-te força a ti é dar-me força a mim. Torcer pelo teu positivo é torcer pelo meu! Tu também tiveste o teu negativo à muito pouco tempo e estiveste sempre a dar-me força e acompanhar-me.
      Estamos no mesmo barco Mikas, e mais cedo ou mais tarde, como tu disseste, havemos de dar um chuto no rabo da endometriose!
      Sim, dia 24 vou falar das dúvidas todas e ver o que se pode fazer. De qualquer forma, ele já me disse que a dose é para aumentar. Nesta última preferiu não arriscar pk a AMH estava alta e na 1a FIV estive mesmo à beira da hiperestimulação com um estradiol de 2800! Ainda por cima ele diz que numa hiperestimulação com endometriose os sintomas são mais severos.
      Seja como for, o meu problema até é mais o facto de os folículos estarem "vazios" na punção. E isso é que tem de ser bem estudado num próximo ttt.

      Vamos lá, para a frente é que é caminho ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muita força Mia, tbm tenho vindo aqui quase diariamente para ver como estavas. Acredito que o teu dia vai chegar. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Muita força Mia, tbm tenho vindo aqui quase diariamente para ver como estavas. Acredito que o teu dia vai chegar. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Dream. Neste momento não tenho força... mas ela há de aparecer por aí...
    Cá continuamos em guerra com a endometriose.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá, também acompanhei o teu blog e lamento pela tua perda.
    A minha história cruza-se com a tua. Tb tive 2 Fivs negativas. A 1.ª, no AB foi igual, tb fiz o beta sabendo o valor esperado. A 2.ª no CMIN (somos do mm distrito - mas nunca fui acompanhada pela hospital distrital) e o único embrião sobrevivente parou do 4.º para o 5.º dia..
    Partilho, para que não te sintas só.
    Muita sorte.
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Também já tens a tua dose de negativos :( É muito angustiante, principalmente no nosso caso, em que ficamos sem embriões criopreservados e temos que voltar à estaca zero! Quando partes para a próxima fiv? Qual é o teu dignóstico? Um beijo grande

      Eliminar
    2. Olá, sim, a minha história começa há cerca de 6 anos e meio - com o diagnóstico de infertilidade secundária de causa desconhecida). Já tenho uma filha de 8 anos, gravidez espontânea à 1.ª tentativa... Tive 3 abortamentos (um retido de cerca de 16 semanas com curetagem - mais 2 espontâneos). Fiz laparoscopia - tenho impermeablidade tubar dta. Depois fiz FIV (AB) - e tive diagnóstico de adenomiose. Na 2.ª FIV (CMIN) fiz protocolo longo e no dia da transferência fiquei sem embriões para transferir. Entretanto fui consulta Dr. António Alves para diagnóstico de endometriose. Vou fazer eco e RMagn. A próxima FIV - será provavelmente em setembro ... se eu não desistir entretanto....

      Eliminar
    3. Não desistas! Enquanto tiveres possibilidade tenta. Depois conta o resultado da RM.

      Eliminar
    4. Obrigada!
      Conto sim. Mto provavelmente vão encontrar algum foco de endometriose - às dores que tenho, só poderá ser!Bjs

      Eliminar
  8. Também não tenho forças nao tenho coragem nao tenho nada dia 11 pos ovulação e o maldito spotting chegou novamente apesar de estar a tomar progesterona. Chegou para me lembrar mais um mes falhado, mais um mes em que não consegui realizar o meu sonho, sinto-me um farrapo. Só me apetece desistir de tudo. De ser mãe, de viver,de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida dream, até parece que as tuas palavras são minhas. Conheço tão bem esses sentimentos :(
      Mas calma, o spotting não quer dizer que seja o palerma do vermelhão a chegar.
      No teu caso, sabes que uma gravidez é possível! E mesmo que não aconteça de forma espontânea (espero mesmo que sim), podes recorrer à fiv. Tens boas hipóteses, uma vez que já conseguiste! Coragem! Eu sei que há sempre aqueles momentos em nos sentimos uma nódoa (oh, se sei!) mas a vontade de sermos mães permanece connosco e é isso que nos move!
      Forcinhas para esse lado.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Mia, no meu caso, a única coisa certa, certinha em mim é o spotting 11 dias após a ovulação. Já é assim desde Dezembro. O médico achava que seria défice de progesterona, mas deve mesmo ter a ver com a demoniaca, apesar de na ecografia não existirem novos focos, além da adenomiose. Vou marcar consulta na infertilidade, fazer os exames da praxe, ouvir outra opinião sobre o spotting e decidir qual será o nosso caminho.
    Obrigada mais uma vez pelas tuas palavras, ajuda muito haver alguém que nos perceba.
    Força para ti também

    ResponderEliminar
  11. Mia... Não tenho andado atenta, está visto. Lamento muito o teu negativo... Sei bem o quanto custa... Nem tenho palavras. Vai custar mas vai passar. E vais ganhar coragem pura vez.
    Não sei o que é ter endometriose. Mas sei que há muitos casos de sucesso, e tu também vais conseguir.
    Para o que precisares, aqui estou.
    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero um dia entrar na lista dos casos de sucesso.
      Por enquanto, vou fazendo o luto de mais uma batalha perdida :(

      Eliminar