sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

E por falar em riscos...

Estamos de repouso absoluto!
Pois é... Estava tudo a correr tão bem e de repente a coisa deu meia volta.

Hoje tivemos consulta. Os bebés parecem estar bem. Continuam sentadinhos com as cabecinhas juntas. Ele pesa 1,725 kg e ela pesa 1,800 kg. A Dra. F. diz que estão com ótimo peso. O problema foi mesmo o colo do útero... 21mm 😞 Na consulta anterior, há duas semanas, estava com 33mm! A Dra assustou-se um bocado com a rapidez com que o cenário mudou.
Depois de me observar, disse para me arranjar e aguardar um bocadinho. Saiu do gabinete e voltou uns 10 minutos depois com uns papéis na mão.
"Vamos fazer 2 injeções de betametasona por prevenção. No caso de nascerem nos próximos dias, as injeções podem fazer toda a diferença.", disse a Dra.
Betaquantas??
Betametasona é um corticoide usado para acelerar a maturação pulmunar do feto quando há risco de parto prematuro antes das 34 semanas. Este fármaco é administrado através de injeção intramuscular (no rabo!), cada uma com intervalo de tempo de 24 horas. O efeito pretendido dá-se 48h depois e pode fazer toda a diferença! Pode salvar a vida do bebé prematuro!

"Vamos também administrar uma cápsula de progeffik de manhã e outra à noite. E... Não mexe! Nada de tarefas domésticas, nada de nada! Só cama e sofá!"

Foi um choque. Não estava nada à espera disto. Ainda tinha tanto para fazer... Tinha planos para aproveitar as últimas semanas da vida a dois. Um programa especial de São Valentim que já estava reservado e pago, um fim-de-semana a dois num Hotel Spa e a sessão fotográfica de grávida que eu tanto queria 😞
Mas agora o importante é focar-me em manter os meus bebés aqui no quentinho o máximo possível. E quanto a isso farei tudo o que estiver ao meu alcance!
Saí do gabinete ainda com o cérebro às voltas e fui à enfermeira para a primeira injeção de betametacoiso. Amanhã à mesma hora lá estaremos para a segunda dose.

Fiquei triste... Mas pior que isso, fiquei assustada! De repente a minha mente foi assombrada por cenários menos bons e histórias tristes. Sei que com 32 semanas (completamos amanhã) as hipóteses de sobrevivência são boas - cerca de 90 a 95% - mas ainda assim existem riscos moderados associados ao desenvolvimento mental. E ser confrontada com isto não é fácil.

No caminho de regresso a casa, tentei em silêncio organizar as ideias. Pensei nos pormenores que faltavam acertar e combinei tudo com o marido. Conto com a ajuda dele e da minha mãe.
De resto, é respeitar o repouso e tomar a medicação direitinha.

E é isto. O choque já passou. Não vale a pena fazer dramas. Vamos lá tentar atingir a meta das 34 semanas! 💪

Sintomas:
- Azia
- Dor lombar
- Dor nas ancas
- Dor nas virilhas e fundo da barriga
- Contrações de Braxton Hicks (muitas)

P.S. Apercebi-me que afinal não é Metabetazona como tinha escrito mas sim Betametasona 😁 Já corrigi o erro 😳

9 comentários:

  1. Força!!! Vais ver que eles ficam aí até estarem prontos para sair ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Mia mantém-te quietinha que vai correr tudo bem :)
    É só mais um esforçinho e tens a vida toda com os teus meninos pela frente!

    Aproveito para agradecer toda a força que me tens deixado no meu blogue, obrigada :) Mereces muito o teu Happy End! E ele está quase aí :)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que tenho feito, estar quietinha.
      Não tens que agradecer, é mesmo sentido! Tu também mereces muito (se mereces!) o teu Happy End e vais te-lo, vais ver!
      Um grande beijinho para ti

      Eliminar
  3. Oh Mia!!!! Bolas que chatice!! :( Mas fazemos tudo por eles. Tens de fazer repouso que seja ... Aproveita para dar ordens ao maridao e à Mãe eheh porque depois não vais ter descanso "façam isto" "façam aquilo assim" "preparem os bercinhos, lençóis etc" o mais chato é esse tempo a dois que não vão ter mas olha pode ser que as 34 o colo esteja melhor e possam ir um fim de semana! Não percas a esperança ainda :)

    Vai correr tudo bem. Acredito que te tenhas assustado mas com essa injeção, o tempo que já tens e o repouso que vais fazer, os teus bebecas vão vir no tempo certo. Estão mesmo
    Com ótimo peso graças a Deus!

    Por favor keep us updated :)

    Força nesta fase chata mas tem de ser!! Vai escrevendo mais para nós :) eu cá gosto de te ler!
    Beijinho e força !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Mikas, lá se foram os planos a dois. Paciência! Agora queria mesmo mantê-los por cá mais umas semaninhas. Isso é que importa! A minha sorte é que está praticamente tudo preparado. Ainda bem que a minha mãe me chateou tanto a cabeça para preparar tudo cedo 😅
      Vou escrevendo sim 😊
      Beijinho

      Eliminar
  4. Nanda apaguei o teu comentário sem querer 😞

    ResponderEliminar
  5. Oh! Mas este blog está atualizado há meses e eu sem saber de nada! Li tudo de uma assentada!
    Felizmente os bebecas estão com óptimos pesos, ainda assim com os cuidados redobrados vai correr tudo bem eles vão ficar mais umas semanas no forninho com a mamã. Força querida Mia!
    Um grande beijinho e actualiza que gosto muito de te ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dream! Sim, tenho mantido o blog atualizado ☺ Também gosto muito de te ver por cá!
      Um grande beijinho

      Eliminar