terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Susto

E que grande susto!
Domingo, dia 11, deixei de sentir os bebés. Senti pequenos e leves movimentos por volta das 14 horas e nunca mais os senti. Abanei a barriga, fiz festas, massagei, pus música alta e nada. Simplesmente não reagiam a estímulo nenhum. Como devem imaginar comecei a fazer um filme de terror! Por volta das 20 horas liguei para o número das enfermeiras parteiras do hospital onde sou acompanhada, que está disponível 24 horas por dia. Contei o que estava a acontecer e aconselharam-me a ir à urgência. Mas como estava apenas de 32 semanas alertaram para o facto de, caso os bebés tivessem que nascer não poderiam nascer lá que é privado, onde só fazem partos a partir das 34 semanas. E por isso teriam que reencaminhar-nos para o hospital público. Obviamente que seria muito bem recebida lá mas teria que estar preparada para isso, ou então dirigirmo-nos já a um hospital público.

Acabamos por ir à urgência do hospital público da nossa área de residência, do qual não tenho boas recordações. Ía assustada, sem saber que raio de notícias iria receber.
Fui atendida rápido e quando expliquei o que me levou ali, puseram-me logo a fazer CTG - cardiotocografia - para avaliar os batimentos cardíacos dos bebés. Assim que me puseram aquelas coisas na barriga só se ouvia ruídos estranhos. A enfermeira de serviço que pouco ou nada falava, a não ser para suspirar de impaciência e resmungar entredentes sobre o trabalho que tinha, lá mexeu até que apanhou os batimentos.
"Há batimentos cardíacos??" - perguntei ansiosamente. Estão vivos!
"Batimentos há... O resto é outra história." - respondeu num tom seco e pouco esclarecedor. Quê?? Que significa esta resposta? 😰

Fiquei ali deitada cerca de 30 minutos, numa marquesa dura, muito desconfortável, de barriga para cima, sem o apoio de uma almofada. Não sei se estão a imaginar... Mas estar de barriga para cima com uma barriga gigante, sem qualquer apoio é tipo... uma tortura! Sentia que o peso da barriga me estava a esmagar os órgãos. Era difícil respirar, estava a ficar sem ar e sentia uma pressão estranha na cabeça de quem estava com pouco oxigénio. Ainda me queixei mas não me adiantou nada.
"Oh querida tem que aguentar!", respondeu a enfermeira.
Entretanto chegaram os médicos que estavam de serviço, muito simpáticos e salvaram-me. Disseram-me Boa Noite e tudo, vejam lá! Perguntaram como estava e se já tinha sentido os bebés. Respondi que não. Levaram-me então para outra sala para fazer ecografia.
Lá estavam os meus pequeninos sentadinhos no monitor, com os coraçõezinhos a bater normalmente mas nada de movimentos.
Mandaram-me novamente para o CTG mas desta vez iam também administrar um soro glicosado para ver se os estimulávamos. Lá voltei para a marquesa da tortura mais 30 minutos. Nada de movimentos 😞 Nem o soro glicosado os fez mexer.
Vieram novamente os médicos e levaram-me para fazer outra eco. Eram três caras sérias com testa franzida a olhar para o monitor. De vez em quando murmuravam entre si.
"Bom, mamã é o seguinte: Os batimentos cardíacos estão bem mas realmente eles estão demasiado quietinhos. E não os queremos assim. Queremos vê-los ativos! Sugerimos que fique cá internada e que fique no bloco de partos, na sala de expectantes, onde será monitorizada 24 horas sob 24 horas, para ver o que acontece. Há partida está tudo bem mas temos que ser prudentes e vigiar. Caso verifiquemos que algo não corre como o esperado, poderemos ter que intervir mais cedo.", explicou o Dr. de cabelo selvagem. Ou seja, iria ficar internada para vigiar os batimentos cardíacos e outros sinais vitais. À mínima alteração destes parâmetros, faríamos cesariana de urgência.

Tentamos preparar tudo antecipadamente para o caso destas coisas aconteceram. Mas é inevitável criarmos alguma expectativa sobre o grande dia. E digo-vos, não há como estarmos preparadas para isto. Apesar de saber há muito que esta possibilidade existia, não estava preparada para um parto tão prematuro, nem para ter os bebés naquele hospital, nem sei lá mais o quê. Muitas de vocês devem estar a pensar “Minha cara, estás à espera do quê?? Bem-vinda à realidade! Isto é mesmo assim!”
Sim, eu sei que estas coisas são assim, que muita coisa pode acontecer e não há como controlar. Mas sim, fiquei assustada com tudo. Primeiro, com a possibilidade de os bebés terem perdido a vitalidade. Depois, com a possibilidade de não estarem bem e nascerem com algum problema, seja por estarem em sofrimento ou por terem que nascer muito cedo (com 32 semanas ainda são considerados grandes prematuros).

Mandaram-me então despir numa salinha e vestir aquelas batinhas do hospital e a seguir fui para a tal sala/quarto para estar ligada ao CTG durante toda a noite. Até que não fiquei nada desconfortável. Assim que apanharam os batimentos cardíacos de ambos, deixaram-me ficar virada de lado para estar mais confortável e até me arranjaram uma almofada extra para apoiar as costas.

Enquanto isso, o marido foi a casa buscar as malas. Pedi-lhe para acrescentar algumas coisas que neste hospital pedem, que no outro não pedem, como por exemplo, toalhas para mim e para os bebés, produtos de higiene para eles, etc. Pedi-lhe para ter calma e para não stressar. Expliquei direitinho onde estavam as coisas e como fazer. Mas sabem como são os homens... Felizmente a minha mãe foi dar uma ajudinha ^_^

Tentei descansar e dormir um bocadinho mas foi difícil. Estava a imaginar o que se poderia passar a seguir... Fazer uma cesariana de urgência, ver os meus bebés muito pequeninos e frágeis cheios de fios e tubos numa encubadora...
As horas foram passando. De vez em quando vinham mudar aqueles aparelhinhos de sítio e diziam que estava tudo bem.
Por volta das 8h da manhã, algumas enfermeiras vieram despedir-se e desejar boa sorte. Toda a equipa foi muito simpática e atenciosa.
Pouco depois de ter iniciado o novo turno, trouxeram-me o pequeno-almoço e disseram que me iam passar para a enfermaria. Foram excelentes notícias! Com a fome que eu tinha, aquele simples café com leite e aquelas bolachinhas pareceram o melhor pequeno-almoço da minha vida! Soube tão bem que até os meus bebés se mexeram :D pouquinho mas mexeram! O pequeno-almoço também significava que já tinham excluído a hipótese de uma cesariana de urgência.

Também por volta das 9h o marido ligou à Dra. F. para lhe contar o que aconteceu. Ela tranquilizou-nos e explicou que era normal isto acontecer após as injeções de corticoides (a tal betametazona para a maturação pulmonar) e que Domingo era precisamente o pior dia. Que a partir de agora, aos poucos eles iriam voltar a arrebitar. Pediu para termos calma e acrescentou que acreditava mesmo que seria ela a fazer-nos o parto.

Já na enfermaria, 3 médicas fizeram-me nova eco. Lá estavam os meus pequeninos sentadinhos na barriga da mãe, viradinhos um para o outro. E mexiam os bracinhos 😍
Explicaram-me, tal como a Dra. F, que aquela diminuição acentuada de movimentos podia ser explicada pelas injeções de corticoides que pelos vistos os deixa muito relaxados mas que agora iam começar a arrebitar. Tudo o resto estava muito bem. Batimentos cardíacos, fluxo do cordão umbilical, líquido amniótico tudo ok. Assim sendo, deram-me alta. Nem queria acreditar! Que alívio tão grande!

Como tivemos alta por volta das 14 horas, ainda fomos a tempo da ecografia que tínhamos marcada com a Dra. D. Foi a nossa quarta ecografia. Normalmente são 3 mas no caso de gravidez gemelar faz-se mais.
Mais uma vez tudo ok 😃 O colo do útero estava com 22mm e continua bem fechadinho, o que é um bom sinal.

Agora, no conforto da minha casa, voltei a respirar de alívio. Os meus bebés já se vão mexendo :)
Felizmente não passou de um grande susto e estamos bem :)


10 comentários:

  1. Bolas que me arrepiei toda só de pensar no que sentiste!!
    Graças a Deus está tudo bem! É o que eu digo, acho que ainda vais fazer o tal fim de semana a 2 depois das 24 :D
    Beijinho querida Mia e agora muito descanso e mimos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada Mikas! Que medo que tive 😢 Agora estou sempre a olhar para a barriga para ver os movimentos.

      Eliminar
  2. Mia caramba que grande grande susto! Não imagino o que penaste naqueles momentos sem saber se estava tudo bem grrrr! Mas isto não há sossego credo!
    Ainda bem que agora está tudo bem!
    Grande beijinho barrigudinha mais linda <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi horrível pensar no que podia ter acontecido 😣 Acredita! Não há mesmo sossego. Mas cá vamos aguentando 🙂
      Beijinho querida Dream

      Eliminar
  3. É mesmo um susto e sim os homens são uns cabeça no ar ahahah mas fazem o melhor que sabem mas não melhora com a privação de sono...
    Continua no relax (que deduzo ser difícil relaxar a sério) e vai tudo correr bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah ver os homens tipo barata tonta nestas alturas 😅
      São mais uns dias pelo menos 💪

      Eliminar
  4. Olá Mia muitos muitos parabéns pelos teus bebes😊😊😊são histórias assim que dão alento para continuar a tentar!
    Eu já estou nisto a algum tempo 2as icsi e 3 TECs e nada (1 aborto retido e 4 gravidezes bioquímicas)..estivemos a repor energias desde Novembro e a ponderar desistir ou nao..e agora estamos a pensar tentar mais uma vez😊
    Fui sempre seguida na clinica AB pelo Dr Cristiano mas confesso que fiquei um pouco descontente com algumas coisas e agora estava a pensar marcar consulta com o dr J..tu foste seguida pelos 2 ou só pelo Dr J, qual preferes? As abordagens são as mesmas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá BeaM. É sempre o Dr. J que faz as ecos de controlo, independentemente de ser ele ou o Dr. Cristiano a fazer o protocolo. No meu caso, foi o Dr. J que me fez os protocolos e as ecos mas eles trabalham em equipa na clínica por isso é indiferente. Cheguei a ser atendida pelo Dr. Cristiano quando o Dr. J esteve fora.
      Boa sorte 🙂

      Eliminar
  5. Mia novidades? Está tudo bem contigo e com os bebecas? Ainda se aguentam no quentinho da Mamã? Beijinhooooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles continuam aqui no quentinho, sim 🙂 Eu é que estou a rebentar pelas costuras 😩 Doi-me tudo! Quero muito chegar às 34 semanas mas não sei se aguento mais do que isso 😥

      Eliminar