domingo, 18 de fevereiro de 2018

"Gravidez não é doença"

Pois claro que não é. Gravidez é uma coisa boa, um "estado de graça". Já a doença é uma coisa má, um estado que ninguém quer.
Mas isto não quer dizer que a gravidez não nos traga limitações e nos impeça de fazer algumas coisas.
É verdade minha gente... Estar grávida é maravilhoso! Mas às vezes dói. Dói as costas, dói a barriga, dói as pernas, causa falta de ar, azia, enjoos e vómitos.
Chega o terceiro trimestre e precisamos de ajuda para calçar, para levantar, às vezes até para tomar banho (principalmente para lavar os pés) e para vestir algumas coisas.


Quando se está de repouso absoluto, que é o meu caso, precisamos de ajuda para tudo! Para levantar, sentar, deitar, higienizar, calçar e vestir. Alguém tem que nos preparar as refeições e trazer à cama / sofá. Estou a ficar uma dondoca! 😌 Agora a sério, torna-se frustrante não poder fazer nada e estar sempre dependente dos outros 😞 Se quero um copo de água tenho que pedir ao marido, se preciso de mais uma almofada tenho que pedir ao marido, se preciso do que quer que seja tenho que pedir ao marido! Coitado, é uma seca para ele. Quanto à casa, a minha mãe vem cá dar uma limpeza de vez em quando e tratar das roupas. Mas mesmo assim não está no seu melhor estado... paciência.


Felizmente não é o meu caso, mas para quem fica com diabetes gestacional ou hipertensão não pode comer certas coisas e tem que seguir uma alimentação cuidada.

Portanto, sim! Gravidez dói e traz limitações. Mas sabem que mais? Posso dizer que é muito bom ter estas limitações e estas dores/indisposições por algo tão bom! De cada vez que sinto aquela azia forte e horrível penso "não é nada de mau. São os meus pequeninos que me estão a empurrar o estômago 😍 Malandros!". De cada vez que tento mudar de posição e sinto uma dor nas costas e na barriga penso "estes dois devem estar a ficar uns gorduchinhos". E é assim... Dores e indisposições por bons motivos.

1 comentário:

  1. Eu tive diabetes e não deixei de comer nada, mantive a minha alimentação e fiz desporto até às 36semanas... Mas depende sempre da pessoa.
    Mas olha que eu ainda hoje em dia peço coisas ao Ricardo porque finalmente ela adormeceu e eu tenho medo de a acordar...

    ResponderEliminar