segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

15 comentários habituais sobre a gravidez de gémeos

As pessoas têm sempre algo para dizer. Algumas vezes dizem coisas boas mas outras... mais valia fecharem a boca! Posso dizer que sempre que digo que estou grávida de gémeos as pessoas ficam surpreendidas. Algumas acham horrível, olham-me com ar de preocupação ou de pena, como se eu tivesse alguma doença grave. Houveram mesmo situações/pessoas que me marcaram negativamente. Felizmente, a maioria fica feliz por mim, dá-me os parabéns e diz coisas agradáveis como “Gémeos?! Que lindo! Parabéns”, “Que sorte! Sempre quis ter gémeos. Acho tão bonito.”, “Gémeos? Foste abençoada.” ou “Dois bebés! Que alegria!”
E claro, outras pessoas fazem perguntas por pura curiosidade, porque não é assim tão habitual verem grávidas de gémeos. E eu respondo toda orgulhosa 😌
Enfim, há de tudo. Mas há comentários que são clássicos 😉

1. Agora é que tu vais ver o que custa a vida.
“Tens noção do dinheiro que se gasta em fraldas e leite?”, “Vais ter que gastar tudo a dobrar!”, “Nunca mais vais conseguir andar assim bem arranjada.”, “Vai ser lindo, vai. Um a berrar de um lado, outro do outro lado.”, “vocês não têm noção no que se meteram.” 😒
A maioria das pessoas adora um bom drama. Adoram pintar aquele cenário de uma família com dois bebés, em que a mãe anda sempre de avental, cabelo despenteado, ar cansado, a cheirar a estrugido ou a fralda, que se desdobra para cuidar das crianças e da casa enquanto o pai, que chega sempre a casa tarde e a cheirar a cavalo, se mata a trabalhar para sustentar a família mas o dinheiro nunca chega para tudo. E por isso discutem diariamente enquanto as crianças berram com a fralda suja e ranho a sair do nariz.
Oh gente, menos por favor. Sim, sabemos que as fraldas, o leite, as vacinas, roupas, etc., são caras. Sim, temos noção que temos que comprar tudo a dobrar. E sim, sabemos que vai dar muito trabalho. Muito mesmo. Um dá, dois mais ainda. E então? Não somos os primeiros nem os últimos. Sabemos que vamos ter trabalho e despesa a dobrar mas também vamos ter amor e alegria a dobrar! Vamos ter dois bebés nas nossas vidas e estamos radiantes com isso.

2. Mas têm gémeos na família?
Esta é clássica. 90% das pessoas faz-nos esta pergunta. Não tem nada de mal, simplesmente torna-se cansativo responder sempre a mesma coisa. Tentem entender que não é obrigatório ter antecedentes de gémeos na família, ok?

3. Porquê gémeos? Foi por tratamento?
Outra clássica mas mais indelicada. “Sim, foi. E o teu como é que foi feito? Estavas por cima ou por baixo?” Legítimo, não é? Então se a fulana perguntou como é que os meus filhos foram feitos eu também posso perguntar como os dela foram feitos. Por acaso, até foi com tratamento, sim. Mas gente, têm que parar de perguntar se foi tratamento ou se há gémeos na família. O casal não tem que vos dizer como fez os filhos! Se foi num laboratório, na cama, no chão ou no sofá. Além disso, gravidez gemelar pode acontecer sem que haja tratamentos ou antecedentes na família. Simplesmente acontece.

4. Dois?!? Eh lá! Ganda macho!
Atrevo-me a dizer que 100% dos homens a quem contamos que vamos ter gémeos dizem isto. Dão duas palmadas nas costas do marido enquanto piscam o olho e dizem "Dois! Grande gajo pá!" 😉 Ahahah

5. Ai coitada! O que te foi acontecer...
Quando me dizem isto com uma expressão de horror estampada na cara só me apetece manda-las para um certo sítio. Eu até percebo que para algumas pessoas ter gémeos pareça de certa forma preocupante e acabem por transmitir isso, às vezes até sem querer. Mas isto? Juro que não entendo! Só pode vir de alguém atrasado mental ou assim.
Tive uma situação muito desagradável num evento de família. A tia E., toda feliz e orgulhosa apresenta-me a uma amiga próxima e diz que estou grávida de um casalinho de gémeos. Bem, a horrorosa da mulher, que por acaso tinha cara de cavalo, imediatamente faz uma cara de nojo (sim, leram bem! Nojo!) enquanto me olha de cima a baixo. "Ai meu deus... que horror! Coitada! Dois? A sério? Ai que horror... vai ter que educar os dois ao mesmo tempo? Pois vai! Ai coitada." Digam-me, como é que se reage a isto? É que eu fiquei a olhar para ela enquanto comia os salgadinhos saborosos que tinha no meu pratinho enquanto decidia se lhe batia, se a insultava ou se a ignorava.
"Não olhe para mim com esse ar horrorizado porque eu não tenho nenhuma doença. Olhe que foram muito desejados e estamos muito felizes!", expliquei eu numa tentativa de apelar ao bom senso daquela mulher.
"Pois, pois... mas olhe que vai ter tantos problemas! O corpo, ai meu deus! O estado em que vai ficar. Tem que cuidar bem da pele porque... ai Jesus, e essas pernas vão ficar cheiinhas de varizes..." e não ficou por aqui... 😒 Eu fiquei a olhar para aquele ser estranho com vontade de lhe dizer "horror é a tua cara de cavalo". A tia E. ficou com cara de tacho, sem dizer uma palavra. A cara de cavalo lá acabou por ir à vida dela depois daquele discurso e terminou com um deprimente "Olhe, boa sorte".
Acham normal??

6. A tua vida acabou.
"Não vais mais poder andar bem vestida, nem penteada, nem maquilhada. Não vais ter tempo.", "Diz adeus ao sexo.", "Ui, vais passar a vida a ouvi-los aos berros com tanta coisa para fazer, vais ficar louca!" e por aí fora.
Nossa! Até pensei em internar-me já. O drama, o horror... 😱
Eu sei que vai dar muito trabalho, que vou implorar por um bocadinho de tempo para um bom banho, que vou estar tão cansada e sonolenta que nem me vou lembrar de intimidades. Pronto, e então? Novidades? Não é algo que faz parte de ter bebés? Porque é que estão sempre com o mesmo discurso? Para nos assustar?

7. Que giro! São verdadeiros ou falsos?
Clássico. Pura curiosidade. Entre grávidas e mães de gémeos também é habitual perguntarmos isto mas de uma maneira um bocadinho diferente. Costumamos perguntar se são Bi Bi, Mono Bi ou Mono Mono.
Já agora, para quem não souber deixo aqui uma breve explicação.

Bi Bi - Bicoriónica Biamniótica (duas placentas e duas bolsas) - Habitualmente conhecida por gravidez de gémeos falsos. Dois óvulos fecundados por espermatozóides diferentes. É o tipo de gravidez gemelar mais comum e a que tem menos riscos associados. E é o unico tipo de gémeos que podem ter sexos diferentes.
Mono Bi - Monocoriónica Biamniótica (uma placenta e duas bolsas) - Gémeos verdadeiros. Um óvulo fecundado por um espermatozóide que se dividiu e deu origem a duas bolsas na mesma placenta. Mais rara e com mais riscos associados. Os bebés são sempre do mesmo sexo.
Mono Mono - Monocoriónica Monoamniótica (uma placenta e uma bolsa) - Gémeos verdadeiros. Um óvulo fecundado por um espermatozóide que se dividiu e deu origem a dois bebés na mesma bolsa, na mesma placenta. É o tipo mais raro e com mais riscos associados. Os bebés são sempre do mesmo sexo.

8. Era giro que fosse um casal.
Mais um clássico. É giro é. Mas dois meninos e duas meninas também é giro. E uma grávida que vai ter dois bebés do mesmo sexo estar sempre ouvir "Dois meninos? Oh que pena. Era giro se fosse um casal.", é desagradável. Deixa-nos tristes. Depois lá encolhem os ombros e acrescentam "deixa lá, o que importa é que tenham saúde."

9. Não vale a pena levares muita roupa porque gémeos vão sempre para a incubadora.
Ai sim? Isto dito por alguém que não é enfermeira/o, médica/o, doula nem sequer mãe de gémeos é um bocado escusado. Mania das pessoas falarem de assuntos dos quais não percebem nada. Só sai m***@!
Gémeos têm risco mais elevado de nascerem prematuros relativamente a um bebé só. Mas nem todos nascem prematuros e mesmo que nasçam, nem todos precisam de incubadora. Gente ignorante! Não sabe, não fala! 😤

10. Ui! Vais rebolar! Vais engordar para aí 30 kilos!
Quem faz este tipo de comentários é certamente gente frustrada, de baixa auto-estima e invejosa que precisa de rebaixar os outros para se enaltecer um bocado. Fucking bitch! 😒

11. Já ficas arrumada.
Ouvimos isto montes de vezes. Não soa lá muito bem. Coisifica a mulher. Transmite frieza.

12. Vais querer mais?
Não faço ideia. Mas porque é que estão sempre a perguntar isto se estes ainda nem nasceram? Ainda estamos a viver a magia de preparar tudo para receber estes bebés e já nos estão a perguntar se vamos querer mais. Sinceramente não sei mesmo. Não consigo nem gosto de planear a longo prazo. Faço planos para amanhã e pouco mais. Para já só quero viver esta gravidez que está a acabar e ter os meus bebézinhos comigo. Daqui a uns anos logo se vê. Talvez fique bem assim e não queira mais filhos ou talvez queira uma nova gravidez e outro bebé. Não sei.

13. Esquece. Não vais conseguir amamentar dois.
Mais uma vez, dito por alguém que não é profissional de saúde nem mãe/pai de gémeos, nem sequer mãe. Calem-se pá!

14. Com gémeos vais ter que fazer cesariana.
Outra! E lá vêm os leigos abrir a boca. Não minha gente, nem sempre. Há muitas mulheres que têm gémeos por parto normal. Seja como for, importante é que corra bem para mãe e bebés, independentemente do tipo de parto.

15. Vê lá se te proteges para não teres mais filhos. Era o que faltava!
Mas agora querem mandar no meu aparelho reprodutor? 😮 Querem ver que antes tinha que levar com a pressão das pessoas por não ter filhos e daqui para a frente vou ter que levar com a pressão para não ter mais filhos? Era só o que me faltava 😤 Gente, metam-se na vossa vida. Olhem pelo vosso pipi que olho pelo meu, sim?

Felizmente há pessoas muito simpáticas e agradáveis, sempre com uma boa palavra e que estão desejosas por conhecer os nossos bonequinhos 😍

6 comentários:

  1. Valha-me Deus! Há gente que devia andar amordaçada! �� Mas, nervos a parte, rebolei de tanto rir com este post, Mia! Eheheh! Sou tua fã assumidíssima! ����

    P.S. - se quiseres amassar algumas caras de cavalo, chama-me! Ando a precisar de um saco de boxe! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deviam mesmo 😒
      Ahahah vontade não me falta! Às vezes faço o filme na minha cabeça. Imagino-me a amassar algumas fronhas 😄
      Obrigada Isa 🙂 fico contente por gostares de me ler

      Eliminar
  2. não ouvi quase nada mas estar longe ajudou, acho eu. Comprei muita coisa em segunda mão, aqui é muito normal mas sei que houve gente em Pt a achar estranho ou anormal mas quero lá saber.
    Tenta fazer cara de paisagem, acena e sorri e manda mentalmente à merda ahahahah...

    ResponderEliminar
  3. Já não basta o que se ouve antes de engravidar, estou a ver que depois a saga continua. São duas bênçãos muito esperadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas têm sempre algo para dizer relativamente à nossa vida. É incrível! Tudo o que sai um bocadinho do habitual já é motivo para comentários indesejados.

      Eliminar