terça-feira, 22 de maio de 2018

Como é cuidar de dois?

A pergunta que todos me fazem: “E então? Como é cuidar de dois bebés?”, “Está a correr bem?”
Ora, cuidar de dois é... sei lá, cuidar de dois! Estão a ver o que é cuidar de um? Pronto, é isso tudo mas a dobrar. Se é difícil? Não considero que seja difícil. É cansativo, sim. Mas não é difícil, as coisas fazem-se. E posso dizer-vos que o faço sozinha a maior parte do tempo.

O banho
Dou banho no quartinho deles que é onde tenho tudo à mão. Aqueço o quarto, ponho tudo pronto para os dois (roupas e toalhas) e levo a banheira com a água à temperatura ideal. Deito um num dos berços, enquanto dou banho ao outro. Quando termino, mudo a água e troco de bebé 😄 O primeiro vai para o berço e outro vai para o banho.

As mamadas
Neste momento já só bebem leite adaptado (falarei sobre isso noutro post). Preparo os dois biberões, deito-os lado a lado, inclinados de forma a ficarem mais levantadinhos e dou o biberão aos dois ao mesmo tempo. Depois é fazê-los arrotar, um de cada vez, claro.

Durante a noite
Para me facilitar a vida e porque a nossa casa tem dois pisos, levo os biberões, água aquecida num termo e as doses do pó para cada um no doseador. Assim tenho tudo à mão prontinho para preparar o leitinho durante a noite.

Apesar de serem irmãos gémeos não podiam ser mais diferentes um do outro. Em tudo!
Ele tem pele muito clarinha, cabelo clarinho e olhinhos que neste momento parecem azuis.
Ela é moreninha, cabelo escurinho e olhinhos escuros.
Claro que a cor dos olhos e do cabelo mudam nos primeiros anos de vida mas neste momento são assim. E o temperamento deles também não poderia ser mais diferente. A B. é uma bebé muito calminha, quase nunca chora, só mesmo uns choramingos para reclamar quando tem fome ou quando quer a chupeta. E claro, quando tem cólicas que felizmente são poucas. Nunca chorou por mudar a fralda nem por tomar banho. É aquela bebé que não precisamos de adormecer no colo. Deito-a e ela fica calminha e adormece sozinha. Durante a noite dá muito jeito que seja assim! Até o choro dela é bom de ouvir, é engraçado. Parece mesmo que está a ralhar 😆
O D. é um bebé que não sendo difícil, é mais chorão que a irmã. Até há poucas semanas chorava sempre que lhe mudávamos a fralda. No banho só se acalma quando o viro de barriga para baixo. Está visto que não gosta de se higienizar este miúdo 😝 Também se aborrece por estar sozinho e é mais dependente de colinho, embora esteja a aprender a ficar calminho quando não está no colo. O problema é que quando chora, minha gente, parece que engoliu uma sirene! Ah pulmões fortes!
Mas no geral, posso dizer que tenho dois bebés fáceis. Dormem bem, comem bem e à noite não chateiam muito. Têm algumas cólicas de vez em quando mas isso faz parte. E felizmente nunca atacam durante a noite.

Temos um casal amigo que teve uma bebé que nasceu poucos dias depois dos nossos e queixam-se que estão os dois exaustos e que não têm tempo para nada. Outros casais que conhecemos, disseram que tiveram que se mudar para casa dos pais/sogros temporariamente porque precisavam de ajuda para cuidar do bebé. No meu caso, cuido dois dois sozinha a maioria do tempo. Ao final do dia, o pai chega e ajuda. Fazemos o jantar ou compramos a comida já feita, depende. Também há tempo para tratar das roupas e da casa e de nós. As únicas mudanças que fizemos foi mandar a nossa roupa para passar fora. É só por a lavar e secar e depois mandamos para a senhora que passa a ferro. As roupinhas deles trato eu sozinha. E também temos uma senhora que vem 1 vez por semana fazer a limpeza semanal.

Portanto, da minha experiência, cuidar de gémeos é assim.

6 comentários:

  1. Se calhar estar de barriga para baixo com a água quentinha alivia as cólicas... A minha houve uma altura que durante o dia só dormia de barriga para baixo e ela nem sofria muito com cólicas mas sabia-lhe bem... de noite não porque aumenta a probabilidade de morte súbita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O D. dorme de lado durante o dia. Durante a noite dorme de barriga para cima como é recomendado.
      No curso de preparação para o parto explicaram que os bebés param de chorar no banho quando os viramos de barriga para baixo porque se sentem seguros. Para cima têm a sensação de que vão cair.

      Eliminar
    2. Ah boa... pois ela sempre adorou banho e de barriga para cima ;)
      Ela de noite sempre dormiu de lado, não dormia de barriga para cima mesmo!!! e como temos de dormir nós e ela também olha, foi um compromisso, dormir de lado já diminui em 60% e de barriga para cima diminui mais uns 10%...
      Agora com quase 6 meses até já se vira sozinha de um lado para o outro e dorme muitas vezes de barriga para cima ahahah é do contra!

      Eliminar
    3. A B. também gosta do banho, seja de barriga para cima ou para baixo. Tanto dorme para cima ou de lado, desde que esteja quentinha e de chucha na boca tanto lhe faz 😄 o D. é que é um esquisitinho. É um menino muito exigente 😆

      Eliminar
  2. Bem, Mia, ao ler-te parece realmente ser fácil cuidar de 2! �� É muito amor a ajudar... ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos não é como se pinta. Cuidar de bebés dá trabalho mas quem cuida de um, cuida de dois 😉

      Eliminar