quarta-feira, 2 de maio de 2018

As Visitas

Quando nasce um bebé todos querem visitar e conhecer de imediato. Muitas vezes, não importa se os pais estão cansados ou se já estão com outras visitas. Então quando nascem dois, mais pressa têm! Porque é raro, porque é novidade e porque acham giro.

Felizmente os nossos amigos foram muito compreensivos e respeitaram o nosso momento. Tivemos uma ou outra visita de amigos ainda no hospital mas porque fomos nós a dizer que podiam ir. Outros vieram cá a casa mas pediram para sermos nós a informar qual o dia e a hora mais conveniente. Alguns pegaram neles ao colo porque oferecemos, outros não quiserem pegar por receio de não saberem 😂 E a maioria não nos chateia com palpites porque ainda não tiveram filhos e por isso não percebem nada do assunto. Estou agradecida pelo bom senso dos nossos amigos 🙏 Foram realmente muito respeitadores.

Mas da família não se pode dizer o mesmo. Aparecem sem avisar ou avisam 10 minutos antes a informar (sim! Informar!) que estão a chegar, trazem crianças e ficam horas! E nós, em vez de descansarmos, temos que fazer sala, repreender os filhos das visitas por quererem espicaçar os bebés 😡 e por vezes, servir o almoço ou o lanche. É verdade, existem mesmo familiares que aparecem para almoçar! E não, não trazem o almoço. Estão a imaginar o cenário? Acreditem, tratar de dois recém-nascidos e ainda manter a casa minimamente apresentável é possível mas não sobra tempo para cozinhar e servir almoçaradas e jantaradas. 
Ainda no hospital, tive um dia daqueles em que só me apetecia expulsar toda a gente do quarto, trancar a porta e desligar o telemóvel. Era Domingo. Os avós e tios que estão longe e com os quais há muito pouco contacto, apareceram em bando logo de manhã, trouxeram amigos que não conhecemos de lado nenhum e só saíram de lá à noite. Estiveram o tempo todo a tirar fotos a mim e aos bebés, sem parar. Falavam uns com os outros sobre a vida deles e não saiam dali. São avós e tios (exceto os acompanhantes estranhos) e têm todo o direito de conhecer os bebés, claro, mas só faltava levarem as cartas e o garrafão de vinho para transformar aquilo num tasco de convívio. 
Desde que nasceram estive sempre bem disposta e muito feliz por ser mãe mas naquele dia quase que perdi as estribeiras. Senti-me violada! Sim, violada é a palavra que melhor define o que senti. Foi complicado estar vulnerável e receber tanta gente ao mesmo tempo, nomeadamente pessoas que não conhecia de lado nenhum. Ainda por cima homens! O marido não teve coragem para pedir que saíssem com receio que ficassem ofendidos. Por isso tive mesmo que sair do quarto, dar uma volta pelos corredores e respirar fundo para não ter um ataque de choro. Foi aí que a enfermeira ao perceber ao meu desespero foi ao quarto pedir delicadamente que saíssem porque os pais e os bebés precisavam mesmo de descansar. Isto às 8 horas da noite. Abençoada enfermeira! 🙏

Em casa, a saga continuou. Felizmente acalmou a correria e podemos curtir mais tranquilamente esta nova fase das nossas vidas a 5 😊 👩🏻👦🏻👶🏻👶🏻🐶

Por favor, se amigos e familiares de futuros pais estiverem a ler isto tenham em conta que os pais precisam mesmo que respeitem este momento.
Ficam aqui algumas dicas:
- Avisem SEMPRE com antecedência! Perguntem quando é mais oportuno fazer a visita. Acreditem, por muito adorados que se sintam, não vão achar graça nenhuma à vossa visita surpresa.
- Façam visitinhas rápidas para verem o bebé e felicitar os pais. Não para irem tagarelar. Meia horinha está bom.
- Guardem os palpites e as críticas!
- Nada de comentários ao aspeto físico da mãe que está a recuperar de uma gravidez e de um parto. Caso o façam, tenham noção que se arriscam a ser odiados para o resto das vossas vidas!
- Se tiverem crianças, o ideal é que não as levem. Mas se tiver mesmo que ser, controlem-nas! Muitas crianças gostam de espicaçar os bebés porque é mais fixe vê-los acordados e até a chorar.
- Fotos só se os pais autorizarem e duas ou três já chega. Nada de tirar 300 e tal fotos como fizeram comigo. Ah! E a mãe dispensa que lhe tirem fotos a ela, daquelas sem contar, principalmente nos dias em que ainda está na hospital 😒 Barriga inchada, cara de bolacha Maria e olheiras não ficam bem no vosso álbum de Fotos. Se a mãe concordar, tirem fotos mas avisem antes para que possa fazer uma pose 😌
- Gente, se for hora de amamentar, simplesmente BAZEM! Algumas mães não se importam de amamentar em público mas outras gostam de privacidade e de curtir esse momento a sós com o bebé e com o pai. Respeitem e ponham-se a andar!
Uma mulher que acaba de ser mãe continua a ser uma mulher e tem direito à sua privacidade. Não é por ser mãe que tem que andar com as maminhas de fora à frente de toda a gente e receber as visitas de pijama.


2 comentários:

  1. Se te puder eu dar um conselho: não tenhas medo de "ofender" as pessoas. Que se lixem, eles não tiveram qualquer consideração! E não ofereças almoço ou lanche ou jantar, quando chegar a hora de o fazer pedes educadamente que se retirem porque tens de tratar das coisas, isto se sequer decidires abrir a porta, podias dizer que não dava que ias a uma consulta ou que nem estavas em casa.

    Nunca me aconteceu nada semelhante, sempre me perguntaram e pediram para aparecer, ainda hoje com quase 5 meses. A única coisa que aconteceu foi os meus sogros (sem maldade) estarem cá de férias, a miúda cheia de sono na primeira noite e eles ainda a estimularem mais a falar alto e coisas afins. Tive uma noite de merda (tinha ela 1 mês) e as restantes noites, estava quase a chegar a hora de dormir e levava-a para o quarto, dava mama, trocava fralda e ela já não saía de lá. Remédio santo... Ainda perguntaram se tinha mesmo de ir e eu fui inflexível!

    Boa recuperação e bom namoro a 5 :D

    ResponderEliminar