quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Riscos de uma gravidez de gémeos

Desde que decidi engravidar, nunca tive o sonho de engravidar de gémeos, ou melhor, nem sequer pensava muito nisso porque afinal de contas o normal é engravidar só de um. Mas claro que quando se faz tratamentos de PMA sabemos que existe essa possibilidade e sempre que pude transferi 2 embriões, não com objetivo de ter gémeos mas com o objetivo de aumentar as hipóteses de sucesso do tratamento. Se me assustava a ideia de poderem ficar os dois? Não vou mentir. Sim, assustava um bocadinho. Não pelos motivos da maioria das pessoas (ter trabalho e despesa a dobrar) mas sim pelos riscos de uma gravidez gemelar. Não quero parecer dramática mas a verdade é que os casos que conhecia de gravidez gemelar eram um bocadinho assustadores. Gravidezes de alto risco, repouso absoluto, internamento prolongado, partos muito prematuros e... morte de um ou de ambos os bebés.
Ora, tendo eu uma endometriose das grandes e tendo já sofrido fisica e psicologicamente para engravidar, tudo o que eu desejava era uma gravidez tranquila com bebés saudáveis. Depois de tudo o que passei, não queria nada ter internamentos, nem correr para as urgências, nem ficar fechada em casa, isolada do mundo. Queria sim, desfrutar deste estado de graça e sair muito para exibir a minha barriga com orgulho!
A verdade é que a partir do momento em que transferi 2 embriões, queria que os dois ficassem comigo. São meus e quero os dois! E assim foi.
Entretanto, aprendi que isso de gravidez de risco e histórias menos boas, pode acontecer em qualquer gravidez. Uma gravidez normal também pode não correr bem, necessitar de repouso e/ou internamento e também pode acabar em parto prematuro e outros problemas. Por outro lado, uma gravidez de gémeos, apesar de ser mais delicada, pode perfeitamente correr dentro da normalidade e até ter bebés de termo com peso normal.

Alguns riscos da gravidez de gémeos:
- maior risco de aborto
- maior probabilidade de diabetes gestacional
- maior tendência para hipertensão arterial
- maior probabilidade de desenvolver pré-eclâmpsia
- maior tendência para desenvolver anemia
- maior risco de parto prematuro
- restrição de crescimento de um ou ambos os fetos.

É claro que tudo isto pode acontecer numa gravidez normal.
Quanto a mim, para já, posso considerar-me uma felizarda por estar tudo a correr bem. Nada de diabetes, hipertensão ou anemia. Quanto aos bebés, para já também parecem ótimos e com um peso muito bom e equilibrado. Agora é viver um dia de cada vez, o mais tranquila possível e esperar que tudo continue assim.

3 comentários:

  1. Era também um dos meus receios... Porque os riscos são acrescidos mas lá está, são apenas estatísticas e muitos, a maioria até eu diria corre bem ;)
    E a tua vai correr bem até ao fim é o que espero e te desejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já corre tudo bem felizmente 🙂 Embora esteja muito cansada 😣 Mas paciência... Vamos lá ver até onde aguentamos.
      Beijinho

      Eliminar
  2. olá mia tambem tenho esses pensamento mais vai dar tudo certo querida bjsss da uma passadinha no meu cantinho
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderEliminar