terça-feira, 24 de maio de 2016

Consulta Pós-FIV II

Depois de tantos dias de ansiedade, chegou finalmente o dia da consulta. E não é que a Mia acordou com vontade de fugir porque estava com medo de ir à dita consulta? Pois é, só me apetecia evaporar! Mas lá fui. Enjoada, com algumas cólicas típicas da minha ansiedade mas fui.
Chegamos ao consultório e fui de imediato preparar-me para eco. Enquanto me despia, olhei para a cadeira e mentalmente cumprimentei "Olá cadeira articulada! Cá estou eu mais uma vez".
O Dr. J. começa a fazer a eco e... "Está tudo bem. Impecável! Os ovários estão normais, tudo dieretinho." ALÍIIIIIIIIIIIIIIVIO! "Endométrio 5mm; normal; normal", ditou para a assistente. Parece que a diabólica da endometriose não me chateou muito, mesmo depois de um protocolo curto!
Depois da eco fomos conversar. Falamos de várias coisas: os tratamentos anteriores, protocolo num próximo tratamento, estudos científicos que estão a ser desenvolvidos por eles, vantagens e desvantagens de protocolos clássicos e protocolos alternativos, etc. Confesso que não me importava de ficar ali o dia inteiro a falar sobre os estudos existentes, estudos a serem desenvolvidos, conclusões, limitações dos mesmos, fármacos envolvidos, bem como os seus mecanismos de ação, efeitos e resultados, enfim... CIÊNCIA!

Mas resumindo:
Num próximo tratamento, iremos optar por um protocolo com uma abordagem um pouco mais alternativa. Será novamente um protocolo curto, com antagonista mas a injeção final para maturação ovocitária será um agonista. Ou seja, em vez do habitual pregnyl ou ovitrelle, utilizaremos o decapeptyl 36 horas antes da punção. Contudo, como este irá prejudicar a recetividade endometrial, teremos que fazer um reforço da fase lutea de modo a não diminuir as hipóteses de implantação do embrião. Para isso, iremos administrar o pregnyl no dia da punção. Para além disso, vamos também aumentar um bocadinho a dose de Gonal-f e provavelmente, adicionar LH em vez de estimular apenas com FSH. Ou seja, adicionar menopur ou pergoveris.

Como temos que dar um descanso ao organismo, o Dr. J. sugeriu fazer o tratamento lá para Setembro, uma vez que em Agosto fecham para férias. SETEMBRO?? 😲 Imediatamente soltei um dramático "Nãaaaaaaaaaaaaaao! Tanto tempo, não! Por favor!" 😣 Ele ficou a olhar para mim com um leve sorriso durante uns segundos... tipo aquele ar de quem está a pensar "Porra, não me digas que a miúda vai ter uma crise de histeria!"
"Pronto", respondeu. "Só se for em Julho então. É que em Agosto estamos de férias... sim, acho que é possível fazer em Julho". Não satisfeita, ainda perguntei "Tem mesmo mesmo mas mesmo que ser em Julho? Não pode ser um bocadinho antes?" Ao que ele respondeu "Não. Temos mesmo que dar esse intervalo para os ovários recuperarem bem."




Ok... eu sei que ele tem razão. Mas pronto, tentei. Pelo menos não será em Setembro! Céus! Dava-me uma coisa má!
Resta-me esperar ansiosamente pelo mês de Julho.

9 comentários:

  1. Oh Mia que bom que é quandosentimos isso dos médicos planos, estudos, justificações, respostas para as nossas dúvidas e ansiedades embora saibamos que há perguntas para as quais a ciência ainda nao tem resposta nota-se que estás a ser bem acompanhada e isdo dá uma segurança brutal! Eu preciso muito disso espero encontrar isso na ivi. Depois da consulta fiquei tão triste quase ninguém sabe da minha história, a minha chefe sabe mais ou menos e toda a gente sabe que tenho endometriose, nunca escondi de ninguém acho importante falarmos sobre a desgraçada da doença. Hoje sabia que ia a consulta, não tenho como esconder e perguntou como correu eu não disse muita coisa, mas ela responde-me então mas não tu não sabias já que ia ser assim, tipo quase como se dissesse não sei porque é que estás meia parva então não sabias já que ia ser preciso ir a marte e voltar para conseguires engravidar. Às vezes apetece-me mandar as pessoas a .....

    ResponderEliminar
  2. Sim, sinto-me muito bem acompanhada na Alberto Barros. E tu de certeza que também vais ser bem acompanhada na IVI. Acho que a IVI e a AB são das melhores clínicas do país. Não conheço as outras, claro, mas já fui a uma consulta noutra clínica privada e não me transmitiu confiança nenhuma. Sempre disse que a fazer tratamentos no privado, teria que ser onde me desse o máximo de confiança.
    Como eu te entendo. Só quem veste a nossa pele é que sabe realmente o que isto tudo custa. E olha, eu mando muitas vezes algumas pessoas para esse sítio, mas mentalmente loool

    ResponderEliminar
  3. Parece que estás a descrever uma receita culinária em fase de testes até ficar no ponto.

    É espetacular explicarem-te o protocolo e o motivo das alterações. O facto de andarem a fazer investigação é muito bom para abrir outras portas.

    Acredito que a endometriose não vai levar a melhor, tu és mais teimosa!

    Beijinhos mil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a receita mágica para se fazer bebés.
      Sim, um dos estudos que estão a desenvolver é precisamente sobre a eficácia deste protocolo. Só estão à espera dos nascidos vivos para concluir o estudo. Se tudo correr como o esperado vão começar a utilizar este protocolo mais frequentemente.
      Teimosia é o que não me falta ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Mia! Boas notícias :)
    Apesar de tanta medicação e confusão, não houve lugar a maiores desequilíbrios com o teu endometrio.
    Agora vais descansar o corpo, e aproveita para descansar a cabeça. Desliga-te disto se for preciso. Tens um mês para arejar pensamentos... Estamos praticamente no fim de maio. Só tens Junho para relaxar! Aproveita... Mesmo que custe. Vai ser bom.
    Estou contigo. Um grande grande beijinho

    E deixa-me só acrescentar que o Dr. J. é o maior... Que médico impecável!!... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece está tudo calminho por aqui :) Tens razão, é praticamente 1 mês e Julho está já aí! Nem me tinha apercebido disso -.- Vou aproveitar este mês para descontrair e abstrair deste assunto.
      Também adoro o Dr. J. Sinto-me muito bem acompanhada e sinto que há uma preocupação em explicar as coisas, em melhorar para atingir o objetivo. Aliás, gosto muito de toda a equipa. Ali, sentimos que todos se importam connosco e isso é ótimo!

      Eliminar
  5. Estas tratamentos ensinam-nos mesmo a ser pacientes... Eu começo a aprender que querer tudo para ontem, como era o meu caso, não é de todo possível nestes processos todos... Se não for mais nada ensinam-nos a ser pessoas melhores, mães melhores no futuro quem sabe (temos sempre que tentar ver o lado positivo das coisas... por difícil que às vezes seja).

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dom da paciência. Acho que nasci sem isso. Continuo a querer tudo para ontem. Aliás, acho que me estou a tornar cada vez mais impaciente para tudo. Também não consigo ver o lado positivo. Só penso em dinheiro perdido, mais gastos, mais riscos para a minha saúde, mais medicamentos, mais tempo de espera... mas é como dizes, querer tudo para ontem não é possível nestes casos.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar