quarta-feira, 27 de abril de 2016

10 comentários infelizes sobre (in)fertilidade

Não sei se convosco também é assim mas comigo o "massacre" das pessoas acerca deste assunto era constante. E digo "era" porque ao longo deste tempo fartei-me de tal maneira dos comentários infelizes e das perguntas indiscretas que comecei a adotar algumas medidas para me proteger. Car@lho! Em cada almoço de família a pergunta era sempre a mesma "E bebés, para quando?". Cruzava-me com alguém conhecido na rua e lá vinha a pergunta "E o bebé já vem a caminho?". Até aquelas "amigas" que estão fartas de saber que tenho a maldita da endometriose, de saber que conseguir uma gravidez é algo difícil e complexo e saber que o assunto é emocionalmente delicado para mim, não se inibiam de perguntar todos os meses "Então, já estás grávida?" E o pior é que perguntavam isto com aquele sorriso palerma estampado na cara! Eh pá! Dava-me uma camada de nervos que só me apetecia manda-las para o Car... ATCHIM! Ai... desculpem... um pêlo no nariz fez-me espirrar de repente. Onde é que eu ia? Ah sim! Apetecia-me logo manda-las para o Caribe de férias para ver se se distraíam e deixavam de fazer perguntas indelicadas!
Cansei de responder "Para já não, mais tarde" ou "quando tivermos a vida mais organizada" ou "quando vier vem". Então, experimentei "abrir o jogo" e explicar que estavamos com problemas para engravidar e é aí que começam os verdadeiros comentários infelizes... Como sou pouco tolerante ao preconceito e à indelicadeza, logo comecei a dar respostas como "Não posso ter filhos. Não quero falar disso e agradeço que respeitem." Foi (quase) remédio santo e a maioria deixou-me em paz. Sei que falam do assunto na minha ausência mas pelo menos não me fodiam a cabeça.
Atenção, sei que muitas vezes as pessoas não o fazem por mal. Infelizmente, não passa pela cabeça de muita gente que um casal jovem e aparentemente saudável não consiga ter filhos, mesmo tendo aquela doença estranha chamada endoqualquercoisa que os médicos dizem não ser grave e que "quando engravidar isso passa". Infelizmente a sociedade não está consciencializada deste problema. Mas temos que admitir que estes comentários são, na sua maioria, fruto de muita ignorância, indelicadeza e preconceito à mistura.

Com isto, consegui reunir numa lista alguns comentários típicos sobre o assunto, alguns que tive a infelicidade de ouvir, outros, que colegas de guerra partilharam comigo.

1 - Porque não adotas? Há muitas crianças abandonadas à espera de uma família.
Gente, acham mesmo que estão a dar uma grande novidade como se fosse uma solução eficaz?
Sim, a adoção pode ser uma alternativa. Mas por favor, não dêem esta sugestão como se fosse a decisão mais fácil do mundo porque não é. Não falem da adoção como se fosse fácil abdicar de um filho biológico. Não falem de adoção como se fosse fácil abdicar de todo o processo de gravidez! E por último, não falem de adoção como se fosse algo simples e rápido como se se tratasse de ir a uma loja comprar um cachorrinho, em que escolhemos o mais giro e fofo, pagamos e trazemos para casa. Não é assim que funciona! Antes disso, o casal provavelmente quererá esgotar todos os recursos possíveis para ter um filho biológico. Caso não aconteça, aí sim, poderá ponderar a adoção, mas antes precisa fazer o luto da situação. Além disso, o processo de adoção é longo, podendo demorar vários anos, e emocionalmente desgastante.
Não é bem verdade quando se diz por aí que há muitas crianças abandonadas à espera de uma família. Há sim muitas crianças institucionalizadas, mas aptas para adoção não há assim tantas.
Obviamente que nem todos vêem a adoção da mesma maneira. Há casais que só recorrem à mesma em último recurso, outros preferem esta opção em vez dos tratamentos de PMA, outros querem adotar independentemente de terem ou não filhos biológicos e outros não querem adotar, seja qual for a circunstância. De qualquer maneira, respeitem o casal e não sugiram a adoção, como se fosse algo simples e banal, quando o casal tenta desesperadamente ter um filho biológico.

2 - Isso é da ansiedade. Basta relaxar e vais ver que engravidas logo.
A sério? Depois de tantos médicos e exames vocês, espertinhos, descobriram a causa! A ansiedade! Oh gente, pelamordedeus! Informem-se antes de fazerem este tipo de comentários. A ansiedade pode ser algo bem chato e pode causar alguns sintomas físicos, quando ultrapassa a ansiedade normal e se torna patológica. Mas não causa infertilidade. Por favor, não digam a um casal com um diagnóstico de endometriose, um diagnóstico de azoospermia, um diagnóstico de Síndrome do Ovário Poliquístico ou um diagnóstico de Falência Ovárica Precoce que o problema deles é a ansiedade! Se assim fosse não seriam necessários procedimentos caros e complexos, bastando apenas um simples e barato ansiolítico.

3 - Vão de férias que quando chegares cá já estás grávida.
Aaaiiii... quem me dera que isto fosse verdade. Em vez de gastar uns 4 ou 5 mil euros num tratamento de PMA, eu ía adorar pegar nesse dinheiro e ir antes a uma agência de viagens comprar um pacote Especial Fertilidade - All Inclusive nas ilhas Maldivas! Quem é que precisa de auto-injetar hormonas artificiais, ecografias e fertilizações in vitro quando pode ir de férias para um local exótico?

4 - Se não consegues engravidar é porque Deus não quer.
Confesso que esta é das que mais me irrita e entristece. E talvez aquela que mais revela a ignorância humana! Obrigadinha por acharem que Deus nos considera de tal maneira horríveis que não quer que sejamos mães. Mas então e aqueles casos, de mulheres que engravidam e fazem IVG só porque sim? E aquelas que têm os filhos e os maltratam, matam e abandonam? Deus enganou-se no ventre?

5 - Eu faço um bebé a mais e dou-te.
Até parece que estão a falar de um cabo de cebolas que têm a mais e que podem dispensar. Céus! Agradeço a grandiosa generosidade mas dispenso. Caso não tenhas reparado, eu não quero um filho teu, quero um filho meu e do meu marido.

6 - Deixa lá. Há coisas bem piores na vida.
Para ti, talvez. Mas para mim, que a única coisa que sempre quis na vida foi ser mãe, não há nada, repito NADA, pior! Se não tenho a única coisa que sempre quis, o que pode haver de pior? Para alguém que sempre sonhou ser um jogador de futebol de sucesso e desde pequeno lutou e fez por isso, não deve haver nada pior do que ter uma grave rotura de ligamentos ou outra lesão que o impeça de jogar futebol.
E não sejam baixos ao ponto de dizer: "podia ser pior, podias ter um cancro!". Sim? Também dizem a alguém que acabou de amputar uma perna "deixa lá, podia ser pior. Podias ter de amputar as duas." ... o problema é que eu sei que há gente estúpida o suficiente para o dizer...

7 - Não sabes a sorte que tens. Podes gozar a vida à vontade. Se eu sabia não os tinha tido.
E vem esta gente falar de boca cheia! Haja paciência... Sorte? Por desejar muito um filho e não poder? Por ter que fazer tratamentos invasivos? Por ter de abdicar de muitas coisas para poder pagar um tratamento? Se isso é sorte não quero imaginar o que é o azar! Então quando a causa é uma doença como endometriose, este comentário ainda se torna mais parvo e infeliz. Enfim...

8 - Tens a certeza que queres ter filhos? Olha que dão muito trabalho e muita despesa.
Não me digam! A sério que dão trabalho e despesa? Não fazia ideia! Perguntar a uma pessoa que já fez uma série de procedimentos chatos e dolorosos se tem a certeza que quer ter filhos é um bocado mau, não? Quanto à despesa, essa até dá para rir. Querem mesmo debater o preço das fraldas com alguém que já gastou milhares de euros com um filho que ainda nem existe?

9 - Mas vocês fazem sexo?
Eh pá... Esta é tão estúpida mas tão estúpida que eu acho que nem vale a pena comentar. À frente...

10 - Vais querer um filho feito em laboratório? A criança não pode nascer com problemas? E vai ser parecido com quem?
Ainda há quem ache que os bebés concebidos com ajuda da medicina são inventados em laboratório assim do nada. Lol! Não sei qual é a ideia que as pessoas têm sobre a conceção mas os bebés concebidos com ajuda da medicina de reprodução, tal como os bebés concebidos de forma natural, são fruto da união de um óvulo e de um espermatozóide. Ok? E, em ambos os casos, serão parecidos com a mãe e/ou pai, eventualmente com avós e tios. Quanto a possíveis problemas que a criança possa vir a ter, são exatamente os mesmos que uma criança concebida de forma natural. Isso pode acontecer e ninguém pode prever.

Fica aqui o apelo aos saudáveis/férteis: Não façam comentários infelizes nem perguntas indelicadas. Não sejam inconvenientes! Respeitem as pessoas que passam por esta situação e dêem-se ao respeito! Não sabem se um dia, vocês próprios ou os vossos filhos, também poderão vir a passar por uma situação idêntica.

Aos que estão na mesma situação que eu, lembrem-se: não são os únicos que lidam com estes comentários chatos e embaraçosos.

10 comentários:

  1. Nao podia deixar de comentar este post!!! Em quase cinco anos de luta posso dizer que ja ouvi essas todas!!
    Adoro a maneira e a frontalidade com que escreves, por vezes parece que estas na minha cabeça!lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra fico contente por gostares de ler. Tento escreve4 de forma, digamos, transparente ;)

      Eliminar
  2. Mia,

    Por algumas palavras/expressões que usas ao longo do blogue, desconfio que somos do mesmo concelho :) Começa por F e acaba em E?

    Tudo o que referes neste post e que também já abordei está a deixar de fazer parte do meu quotidiano, porque finalmente vejo uma real preocupação e apoio no sucesso dos tratamentos.

    Posso dizer que tenho uma grande claque :)

    Perto de 5 anos sem desistir do objetivo, apesar de variados contratempos, mostra que há um verdadeiro problema. Não me dou por vencida no intento e penso que é isso que quem me rodeia reconhece.

    Têm à vontade suficiente para me irem perguntando como as coisas andam, como me sinto, que etapas se seguem e acima de tudo, tentam entender como isto funciona sem serem meros espectadores. Acho que isso é um indicador muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PL isso mesmo! Que engraçado, somos vizinhas :)
      Ainda bem que tens todo esse apoio, ajuda muito a passar por tudo isto.
      Espero que muito em breve possas dar uma boa notícia à tua claque ;)

      Eliminar
    2. Sou de uma das freguesias do sul do concelho.

      Vivo em Matosinhos desde 2008, mas tenho aí família com quem estou regularmente. Desconfiei logo por uma palavra que colocaste no primeiro post e depois noutros, mas também pelo facto de seres acompanhada no Hospital de Guimarães.

      Estou um bocadinho abatida, porque a preparação para a TEC não estar a correr como esperava, mas isto passa-me.

      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Também vivi alguns anos no Porto. Só voltei para cá à cerca de 2 anos.
      Já vi que o Hellboy não te quer vir dizer olá mas isso vai-se resolver. Se não vier a bem, há de vir a mal. Vai atrasar um bocadinho mas pensa que tens os teus filhotes a dormir no frigorífico e é só uma questão de tempo até os teres contigo.
      O teu não quer aparecer, já o meu parece que nunca me quer largar...

      Eliminar
  3. Mia :) Opá és mesmo engraçada!! Lol obrigada pela risada.
    Também eu já as ouvi todas mas também eu, tal como a PL, e junto das pessoas mais próximas que estão a acompanhar esta minha luta desde o inicio, que vejo uma grande preocupação e um grande apoio em tudo o que tenho passado. Mas depois tenho outras que não sabem tanto que acabam por dizer todos esses 10 comentários.

    Já ouvi por 2 vezes outra ... "Eu dou-te os meus óvulos." Sei que é dita com as melhores das intenções mas deixou-me de rastos e foi dito por 2 pessoas diferentes.

    Estou a acompanhar-te Mia, quero boas noticias. Como te tens sentido?

    Um grande beijinho
    Mikas.

    ResponderEliminar
  4. Mikas, essa dos óvulos também é clássica. Lol! As pessoas não fazem por mal, é verdade. Às vezes até dá para rir :p

    ResponderEliminar
  5. Visitei o seu blog pela primeira vez e adorei...adorei mesmo este post.
    Eu estive 20 anos para conseguri engravidar. Ouvi tudo isso e muito mais. Cansei-me de repetir sempre o mesmo, e acabei por assumir a infertilidade perante todos, e foi o melhor que fiz.
    Quero transmitir-lhe esperança, pois eu ao 20º tratamento, e de 18 negativos, de uma perda gestacional de 22 semanas que me levou 2 meninas, consegui a minha filha, hoje com 4 anos.
    Desejo-lhe muita sorte e força para seguir em frente e conseguir realizar o seu sonho.
    Um bj
    Susana Pina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Susana, fico lisonjeada pela sua visita ao meu blog. Conheço bem a sua história, li e reli o seu blog. Tenho-a como um grande exemplo! E acima de tudo, uma inspiração!
      Muito obrigada pelo apoio :)
      Um beijinho

      Eliminar