quinta-feira, 21 de abril de 2016

Transferência embrionária

No dia seguinte à punção acordei muito cedo. Não conseguia dormir. Desta vez, sabia que o telemóvel ía tocar, independentemente das notícias serem boas ou más. Sentia-me muito ansiosa!
O telemóvel tocou às 10h30 e eu não tive coragem de atender. Dei o telemóvel ao marido e fugi para não ouvir a conversa. O meu coração parecia que me ia saltar do peito!
O marido aproxima-se para contar as informações recebidas e eu sinto o coração ainda mais acelerado.
"O que estava imaturo não amadureceu para poder ser microinjetado. Dos quatro restantes, dois degeneraram e os outros dois foram microinjetados. Um deles está a desenvolver bem, o outro está um bocadinho mais lento mas não quer dizer que não gere um bom embrião. Temos de estar lá amanhã às 15h30. Tens de ir com a bexiga cheia e levar o progeffik para depois o colocarem."
Mais uma vez, senti que o Universo estava contra mim... Fiquei revoltada, gritei e chorei. A minha esperança parecia ter-se evaporado.
No dia seguinte, quarta-feira, dia 20, acordei ainda mais nervosa e angustiada, como se esperasse más notícias. Já esperava que me ligassem do laboratório a dizer que afinal já não ía haver transferência, porque os embriões pararam de se desenvolver ou que estavam com uma qualidade muito fraca. Ironicamente, durante a manhã recebi algumas chamadas mas nenhuma foi do laboratório. Cada vez que o telemóvel tocava pareciamos baratas tontas a correr sei lá para onde. Que patetas!
A manhã passou, almoçamos e não recebemos nenhuma chamada do laboratório. Se aquilo me tranquilizava? Mais ou menos... não sabia se iamos chegar lá e iamos ter más notícias.
Quando chegamos, o marido perguntou logo à bióloga qual era a má notícia desta vez. Pois é... já estamos habituados a que hajam más notícias a cada etapa. A bióloga informou-nos então que dos 2 ovócitos microinjetados, 1 não evoluiu para embrião. Mas o outro evoluiu e estava bonito e com um bom desenvolvimento. Estava classificado como B6, ou seja, tinha 6 células, o que é muito bom, visto tratar-se de um embrião de 2 dias, em que o esperado são 4 células. Disse que só não teve uma classificação de A porque tinha uns pequenos risquinhos. Explicou também que nestes casos optam por fazer a transferência ao segundo dia, porque como o embrião já está selecionado, não há vantagem em mante-lo em cultura. O melhor ambiente é sem dúvida o do útero materno, onde o embrião recebe outros estímulos que em cultura não recebe.
Ficamos logo desiludidos (ainda mais!) por ser apenas um. As nossas hipóteses foram logo reduzidas para metade. E o facto do embrião ser de dois dias deixa-me muito insegura, pois o desenvolvimento dele é muito imprevisível e assim não há forma de saber se ele continua a desenvolver bem...
Fomos para a sala onde fiz a punção e o Dr. J. veio fazer a transferência. Li-lhe a mesma expressão facial que no dia da punção. Fez-me uma festinha, e conversou um bocadinho connosco. Pediu para não ficarmos tristes, para acreditarmos todos neste embriãozinho que estava bom e bonitinho. E, caso não resultasse, pediu para não ficarmos depressivos e a pensar que não iamos conseguir. Entendia o nosso enorme desgaste emocional e financeiro mas queria que fossemos fortes e seguissemos em frente confiantes. Achei muito querido e atencioso da parte dele e também das biólogas.
A transferência foi feita sem dificuldade. O Dr. J. despediu-se de nós e disse que esperava boas notícias em breve.
Enquanto estava a repousar, o Professor veio dar-nos uma palavrinha. Apresentou-se e desejou muito boa sorte e felicidades. Disse que apesar do tratamento não ter corrido como o esperado, tinhamos um bom embriãozinho, e embora seja só um, "mais vale só que mal acompanhado".
No final, a D. Manuela que é uma grande porreiraça também se despediu de nós com dois beijinhos e um forte abraço e desejou-nos muita sorte.
E lá viemos embora, um pouco mais conformados com a situação. Estou contente por ter tirado o miúdo dos frascos e te-lo comigo. Agora só queria que se portasse bem e não fugisse da mamã.

Atualização do protocolo:
07/04 Gonal-f 150 UI
08/04 Gonal-f 150 UI
09/04 Gonal-f 150 UI
10/04 Gonal-f 150 UI
11/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
12/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
13/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
14/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
15/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
16/04 Pregnyl 10000 (Eco)
17/04
18/04 Punção. Progeffik 200mg de 8 em 8 horas
02/05 Beta-hcg

8 comentários:

  1. Olá querida Mia! Estive a ler um pouco da tua história. Percebi que estamos na mesma clínica :) e estamos muito bem.
    Estou a torcer por ti. Muita calma e tranquilidade nestas duas semanas.
    O miúdo está contigo.
    Vai dando notícias. Beijinhos minha querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, também te tenho acompanhado e sem dúvida que estamos muito bem entregues! Adoro toda a equipa!
      Obrigada pela força :)
      Vou dando noticias minhas e do miúdo e vou estando atenta às tuas ;)
      Beijo grande

      Eliminar
    2. Obrigada minha querida!!
      Foco e fé :) se há probabilidade, há esperança! Um beijo muito grande*

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus que sufoco! Que stress, que ansiedade entre a punção e a transferência! Vocês sao super mulheres! Desejo-te toda a força do mundo muita fe e muit energia positiva! Na torcida !!

    ResponderEliminar
  4. É verdade Dream! Stress sempre em alta! Sempre coisas a acontecer e a roubar-nos esperança.
    Muito obrigada pela força :)

    ResponderEliminar
  5. Mia :) O que me ri quando contaste que deste o tlm ao marido e correste para não ouvir e quando o tlm tocava pareciam baratas tontas!! LOL comigo foi tão mas tão igual!!!! Como te tens sentido? Ainda estás de repouso?
    Corrente positiva para ti minha querida :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol! Quem nos visse...
      Hoje é o último dia de repouso, a partir de amanhã já posso fazer vida normal mas sem grandes esforços. Fisicamente tenho-me sentido normal... sinto o que costumo sentir todos os meses... o que é intrigante!
      Obrigada pelo teu apoio!
      Um beijinho :)

      Eliminar