quinta-feira, 21 de abril de 2016

Punção

Já devia ter vindo escrever sobre isto há mais tempo. Mas os últimos acontecimentos desorganizaram-me os pensamentos... não conseguia escrever nada de jeito.

Na passada segunda-feira dia 18 fiz a minha punção. Chegamos à clínica por volta das 8h30. Levaram-me para uma sala com wc e mandaram despir a roupa e vestir a bata. Às 8h45 fui para a sala da punção, onde já estava o médico anestesista e o Dr. JB. Disseram-me que já sabiam que a punção no CHAA tinha corrido mal mas que não me preocupasse que desta vez não iria haver problemas com a anestesia nem com o óvario tímido. Quanto ao resto logo se veria.
"Bons sonhos", disse o médico anestesista.
Acordei com miminhos do marido... hmmm tão bom. Perguntei logo quantos ovinhos tinhamos mas ele ainda não sabia, apenas sabia que a punção tinha corrido bem e tinha sido rápido, demorou cerca de 10 minutos.
Chega uma enfermeira com um cházinho com bolachas e um ben-u-ron e informa-nos que tiraram 5 óvulos. FUCK! Outra vez não! O que é que foi agora??
O Dr. J. veio falar connosco e mal entrou na sala pude ver uma expressão triste e desiludida. Disse que não correu como nós queríamos. Ambos os ovários foram puncionados. Confirmou que realmente um deles tinha um acesso um pouco mais difícil mas nada por aí além, já tiveram casos bem piores. O problema foi mesmo o facto de alguns folículos não conterem ovócitos. Mas que raio! Afinal sempre tenho folículos vazios! Depois disto, chegamos à conclusão que no CHAA para além do ovário não puncionado, também houveram folículos vazios. Mas pediu para não ficarmos tristes e para termos esperança nestes ovinhos. Entretanto o Dr. C. veio dar um "Olá" e estivemos a debater sobre as possíveis causas dos 3 pró-núcleos na primeira FIV e a ponderar se seria melhor com ou sem microinjeção. Embora a bicharada do marido esteja muito boa, decidimos fazer ICSI. Se houvessem muitos óvulos fariamos FIV mas neste caso, tendo em conta o historial, decidimos não arriscar. Pelo menos desta vez sabemos que não vão praticar poligamia, fazer ménage à trois nem nada dessas modernisses. Safados! 😑



Já depois de sairmos da clínica, a bióloga ligou-nos a dizer que dos 5, 1 estava imaturo. Disse que iam ver se ele amadurecia até ao dia seguinte mas de qualquer forma, disse para não contarmos muito com ele. Regressamos a casa um pouco desiludidos. Mas na expectativa do que poderia acontecer...
Pelo menos nesta punção conseguiram alcançar os dois ovários, não houve nenhum problema com a anestesia, não houve nenhuma hemorragia (nadica de nada) e acordei praticamente sem dores. Da primeira vez acordei com dores horríveis e uma compressa enorme cheia de sangue. Parecia que me tinham arrancado os órgãos e esfaqueado por dentro. Um verdadeiro filme de terror! Desta vez nem parece que fiz punção. Foi muito tranquilo.

Atualização do protocolo:
07/04 Gonal-f 150 UI
08/04 Gonal-f 150 UI
09/04 Gonal-f 150 UI
10/04 Gonal-f 150 UI
11/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
12/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
13/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
14/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg (Eco)
15/04 Gonal-f 150 UI + Orgalutran 0.25mg
16/04 Pregnyl 10000 (Eco)
17/04
18/04 Punção. Progeffik 200mg de 8 em 8 horas


5 comentários:

  1. Basta um! E hás-de ter ai o teu vencedor, o teu herói!
    Energia positiva

    ResponderEliminar
  2. Basta um! E hás-de ter ai o teu vencedor, o teu herói!
    Energia positiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dream, endocompanheira, tens razão. Basta um! Mas ficamos sempre com aquele pensamento mais pessimista. Espero realmente que este seja o meu vencedor.

      Eliminar
  3. Respira fundo, por mais que o turbilhão de pequenos demónios à volta da cabeça esteja a perturbar.

    Mantém-te focada no próximo passo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil mas tento manter-me positiva. Um dia de cada vez :)

      Eliminar