sábado, 26 de março de 2016

1ª FIV

Fomos finalmente chamados para planear o tratamento. Protocolo longo (ultra longo) com agonista por três meses e só depois iniciar a estimulação. Tudo por causa da diabólica. A boa notícia é que já não havia sinais do endometrioma. Foi-se!

24/08 Lucrin depot 3.75 mg 
21/09 Lucrin depot 3.75 mg
19/10 Lucrin depot 3.75 mg



Nova consulta. Ecografia e análises. Tudo ok para começar a estimulação.
Estava contente por finalmente começar o tratamento. Com receio do negativo, sim. Consciente das taxas de sucesso que rondam apenas os 30%. Mas estava contente por finalmente fazer algo que era a solução para mim e que me podia dar aquilo que eu mais queria na vida.

02/11 Menopur 225 UI
03/11 Menopur 225 UI
04/11 Menopur 225 UI
05/11 Menopur 150 UI
06/11 Menopur 150 UI > Ecografia de monitorização 
07/11 Menopur 150 UI
08/11 Menopur 150 UI
09/11 Menopur 150 UI
10/11 Menopur 150 UI > Ecografia de monitorização
11/11 Ovitrelle



Na segunda eco de monitorização, "calhou-me" um Dr. que eu não conhecia mas que também fazia parte da equipa. Tive um "pequeno" desentendimento com ele por causa da aspirina. Não estão bem a ver... Então não é que ele se lembrou (nesta altura do campeonato) de ralhar comigo por eu tomar aspirina? "Isso está no meu processo desde há 1 ano! Disseram que não havia qualquer problema!", respondi, enforecendo ainda mais o homem. Ele devia estar passado dos carretos porque pelos vistos devia ter parado com a aspirina 1 semana antes da punção e... ninguém da equipa se lembrou de me avisar. E claro, toca a mandar as culpas para cima de mim. "Repito. Isso está no meu processo há 1 ano. Não sei como funciona a vossa comunicação interna mas se realmente acham que a aspirina pode ser prejudicional não era suposto termos falado disto há mais tempo?". Eu sei, eu sei, fui arrogante. Mas o que é que querem? O gajo enervou-me! Já não basta a pressão e o stress a que estamos expostas num procedimento destes, ainda tenho que levar com este a gajo a resmungar comigo e a culpar-me daquilo que não tenho culpa?? Ok, foi um lapso deles. Tudo bem, acontece. Eh pá, mas mandar as culpas para cima de mim a resmungar e a por-me mais nervosa isso é que não! 😤
Grande debate que se seguiu por causa da aspirina. O Dr. que faz as eco's, por sinal muito querido e atencioso, e a Dra. novinha (seria estagiária?), também muito simpática, assistiam ao debate com ar sério e de olhos arregalados. Coitados.
Anyway... ambos tivemos o bom senso de por o assunto da aspirina de lado e falar do mais importante.
Disse que estava tudo bem, que tinha tido uma boa resposta à indução e que tinha 8 folículos de bom tamanho, pelo que esperavam obter 8 ovócitos na punção.
Recomendações: administrar o ovitrelle às 21 horas em ponto, uma vez que o efeito ocorre 36 horas após a administração. No dia da punção estar lá às 8h da manhã em jejum.

Chegou o dia da punção e lá estavamos nós. Eramos 3 casais. Todos em busca do mesmo.
Vestir aquela batinha, soro e aguardar... 9h30... e aguardar... que ansiedade!
Vem a bióloga, muito simpática, falar connosco e esclarecer-nos algumas dúvidas visto que era a nossa primeira vez.
"Alguma questão que queiram colocar?", pergunta a bióloga.
"Sim", respondi. "Como é que eu sei que não vai misturar os meus óvulos com o material de outro homem e vice-versa?" Ela devia estar à espera de muitas perguntas, menos desta. E vocês "oh Mia! Lembras-te de cada uma!". Que foi? Vão-me dizer que isto nunca vos passou pela cabeça! A bióloga riu-se e garantiu-me que isso não acontecia, só se "estivesse maluquinha". E como é que podemos saber que ela não se engana sem querer? Nunca se enganaram e puseram sal no café em vez do açúcar?

Deviam ser umas 11 horas quando finalmente fui para o bloco super nervosa.
Assim que acordo, mal consigo abrir os olhos, perguntou quantos ovócitos me retiraram.
"Três", responde a enfermeira.
TRÊS!? COMO ASSIM?? Mas eu tinha 8! Não pode ser! Tem de haver algum engano! Aquilo não me podia estar a acontecer! Alguém que me adormeça outra vez!
Depois de estar bem desperta e do chá com bolachas, vem o Dr. falar connosco. E não é que era o Dr. Aspirina? Imediatamente pergunto porque raio me retiraram apenas 3 ovócitos quando era suposto ter 8. Ele responde que a infertilidade é algo muito complexo que coisa e tal blá blá blá e que não podia responder a isso porque não havia explicação. Simplesmente por vezes acontece de os folículos estarem vazios e não haver ovócitos para puncionar. É raro acontecer mas acontece. E aconteceu a mim... A Dra. Novinha acrescentou com ar sério que foi difícil anestesiar-me. Parece que eu não parava quieta e tiveram que me administrar uma dose mais forte para conseguirem por-me devidamente anestesiada. Mais... que tive uma hemorragia a meio do procedimento e por isso é que tinha uma compressa "ali" no meio.

Recomendações: repouso nesse dia e progeffik de 8 em 8 horas.

Esta foi a minha punção. Pior não podia ter sido. A verdadeira sexta-feira 13!

2 comentários:

  1. Olá Mia Bella :) Sou a Mikas do de mae para mae! Quero-te dizer que não foste nada arrogante com o Dr. Aspirina, tiveste toda a razão em ter "mandado vir" que seria ...
    E a tua punção??? Valha-me nossa senhora!! Pensava eu que tinha tido uma punção dificil mas a tua foi dose :( Mas pronto tudo pelos nossos bebés, no final nem nos vamos lembrar destes momentos menos bons, tenho a certeza que tudo valerá a pena :)

    Vou continuar a ler ...
    Beijinho, és uma Guerreira :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Mikas, obrigada por me leres. E obrigada pelo apoio Anti Dr. Aspirina! Ahahah!
    A minha punção foi dose sim... só espero que a próxima não corra tão mal 😐
    Também tiveste uma punção difícil? Raios!

    SOMOS GURREIRAS! 😉

    Beijinhos

    ResponderEliminar