quinta-feira, 24 de março de 2016

Em busca da causa

Como já tinha passado um ano e a minha GO não parecia muito interessada em investigar a causa por ser muito nova e por achar que estava tudo bem, decidi mudar de médico.
Consultei um GO muito conhecido e famoso por ser um profissional exemplar. Quando lhe conto o percurso até à data, lá vem a conversa "Caaaalma... és muito nova. Tens tempo. Sabes que a ansiedade não ajuda nada". Eh pá, mas será que eles não se calam com a merd@ da ansiedade e da idade? Nervos! 😠
Lá me faz ecografia e... "Hmmm... tens aqui um quisto no ovário". Oh Céus! "Tens dores menstruais fortes?" Sim, muitas! "Pois. Pelo aspeto do quisto e pelos teus sintomas parece que se trata de endometriose". Hmm? Endo quê? Que é isso? "Mas não te preocupes, não é nada de grave, é só uma doença chata. Mas nada por aí além". Ok... 😐
Depois de análises feitas, lá constatou que não estava a ovular e que tinha a progesterona baixa. Receitou-me um indutor para tomar durante 3 ciclos ou até engravidar.

1 comprido de dufine do 5° ao 9° dia
1 comprimido de duphaston do 16° ao 25° dia

Afinal não estava tudo bem!! Mas ok. Saí da lá confiante que ia engravidar com esta medicação. Ele próprio me transmitiu essa confiança.
Mais uma vez enganei-me.
Nova consulta, novos exames e novo plano. Prescreveu espermograma para o namorado e histerossalpingografia (que avalia o estado das trompas de falópio) para mim. Se os resultados estivessem normais começariamos um tratamento de coito programado por dois ciclos. Foi o que aconteceu.

Menopur 600 UI
Pregnyl 10000 UI
Duphaston

Deveria começar o menopur no 2° dia do ciclo com uma dose de 50 UI (através de injeções subcutâneas (na barriga), fazer ecografias de monitorização para acompanhar o crescimento dos folículos, e assim que um ou dois folículos atingissem o tamanho mínimo de 17mm aplicaria o pregnyl numa injeção via intramuscular (no rabo). Esta injeção obriga a que os folículos libertem o óvulo 36 horas após a sua administração. Era nessa hora que eu tinha obrigatoriamente que atacar o namorado. A seguir tinha que tomar 2 comprimidos de duphaston por dia durante 10 dias.
Espera aí... picas? Na barriga? A mim própria?? PÂNICO!
Sabia que não podia contar com o namorado para isto, sendo ele mariquinhas com as agulhas como é, nem sequer queria ver. Socorro!
Sendo por uma boa causa, arregacei as mangas, enchi-me de coragem e tauuu! Espetei a agulha e injetei o medicamento. "Olha! Isto não é assim tão mau. Não doi nada." Pronto, a partir daí foi na boinha mesmo.






As ecografias revelavam sempre mais que um folículo dominante, respondia muito bem à medicação e tudo corria bem. "É agora, de certeza!" Mais que um óvulo libertado, forrobodó na hora H, não havia como dar errado. "Até vais é engravidar de gémeos" dizia o médico todo confiante. Uau! Gémeos! Que loucura! E lá estava eu a imaginar as duas risquinhas no teste de gravidez, a planear uma surpresa para contar ao namorado, a barriga a crescer, o bebé (ou os bebés! Oh meu deus, que alegria!) a mexer, as roupinhas, etc., etc. De repente os meus lindos sonhos são interrompidos quando o Hellboy bate à porta. Gente... não imaginam a angústia. E a dor! Talvez por estar sempre a falar mal dele, o Hellboy decidiu vingar-se de mim e esfaquear-me por dentro. Já não chegava aquela tristeza e aquela angústia, tinha também que vir aquela dor excruciante que me obrigava a andar toda encolhida e dobrada e me atirava para a cama.







Queixei-me das dores ao médico e ele desvalorizou "pois é normal, tens que aguentar". Normal? É suposto ter que se aguentar dores assim? Dores que não passam nem com tramadol (sim! Nesta fase eu já estava a tomar Tramal 100).





Cheguei a ir às urgências do hospital porque não estava a aguentar as dores e a barriga parecia que ia explodir de tão inchada que estava. Expliquei que estava menstruada e falei da suspeita de endometriose. "Ah mas isso não tem nada a ver com menstruação. Na, na senhor". 😕
Análises nomais, raio x abdominal normal. Diagnóstico: Gases!
Saí de lá com as mesmas dores, com menos 30 e tal euros na carteira e com uma receita de buscopan. "Buscopan?" Yes, buscopan. 😑

Sem comentários:

Enviar um comentário