sexta-feira, 25 de março de 2016

Afinal não sou um Alien

Fiv foi o conselho que as médicas me deram. Mas eu sabia que uma fiv era um tratamento muito caro, entre os 3 e os 4 mil euros. Isto sem contar com os exames necessários para o procedimento e os medicamentos. Os seguros de saúde não comparticipam qualquer tratamento de fertilidade nem exames/análises relacionados com isso. Não tinha como pagar um tratamento destes. Só restou uma opção. Pedir ao médico de família que me encaminhasse para as consultas de PMA através do SNS.

Comentários do médico de família
"E para que queres engravidar já? És muito nova!" Oh pá este gajo tira-me do sério! 😠, "Um ano e meio? Isso é pouco tempo. Ainda és nova." Como??? Pouco tempo?! É suposto os casais andarem 4 ou 5 anos a tentar? "Doutor, mas eu tenho endometriose e consultei alguns especialistas que me disseram que eu tenho que fazer uma fiv." Ficou a olhar para mim "..." Silêncio total. Parecia que eu estava a ver estampado na cara dele "Tem o quê?? Endoquantas?" 😒
Sem mais palpites desnecessários lá fez o "favor" de nos encaminhar para o CHAA.

Informei-me sobre as listas de espera e soube que para a primeira consulta demorava cerca de 3 meses mas como ia apanhar o período das festas natalícias poderia demorar mais. Depois para a segunda consulta 1 ou 2 meses e para fiv/icsi mais 7 meses. Ou seja, a correr bem, dali a 1 ano fariamos a fiv. UM ANO?? 😢
Como é que eu ia conseguir esperar um ano? E as dores que estão cada vez pior? O que faço com elas? Que desespero!

Pesquisei na net e... olha! Não é que existe uma Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose chamada Mulherendo? E não é que existem pessoas iguais a mim?
Li relatos como "anos de dor intensa sem diagnóstico", "8 anos para o diagnóstico", "10 médicos até ao diagnóstico", "engravide que isso passa", "tomo morfina para as dores".
Li também alertas como "endometriose é uma doença de difícil diagnóstico", "endometriose é uma doença grave", "endometriose afeta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva", "endometriose pode causar infertilidade", "endometriose tem tratamento", "nem todos os médicos ginecologistas são especialistas em endometriose", "a endometriose tem de ser tratada por um especialista com experiência na doença", "a endometriose pode atingir todos os órgãos".
Nem queria acreditar! Afinal eu não era um Alien! Afinal haviam mais como eu!
Vi que um dos médicos recomendados pela associação era um tal de António Alves que dá consultas no Hospital da Arrábida. Apressei-me a marcar consulta!




Sem comentários:

Enviar um comentário