sexta-feira, 25 de março de 2016

Endometriose: a doença fantasma

Estava na fossa! Sentia-me um farrapo sujo, feio e velho, daqueles que não servem para nada. "Porquê a mim?"
Consultei mais 2 médicas, já que o anterior disse que não podia fazer mais nada por mim. Quanto à dor disse que "faz parte". E pronto... fiquei assim ao abandono... sem saber se realmente tinha a tal endometriose ou não, com dores cada vez mais fortes e sem saber o que fazer.
Das duas médicas que consultei a seguir, uma era especialista em infertilidade e a outra em doenças do sistema reprodutor feminino, entre as quais, endometriose.

Consulta com a Dra. I. especialista em infertilidade
Conto-lhe que tento engravidar há um ano e meio, que tenho dores muito fortes, da suspeita de endometriose por parte do médico anterior e dos tratamentos que fiz.
Responde que não sabe o que pode fazer por mim, visto que já fiz induções de ovulação com coito programado. Diz que talvez esteja na hora de fazer uma Fiv, e acrescenta "mas também ainda é nova".
Quanto às dores e à hipotética endometriose, "Pois... a endometriose é chatinha é. Mas quanto a isso não há grande coisa a fazer".
Nem se dá ao trabalho de me observar, nem me faz ecografia (mesmo sabendo da suspeita de endometriose). Simplesmente me ouviu e deu o conselho dela.

Consulta com a Dra. M. especialista em doenças do sistema reprodutor feminino
Conto a mesma história.
Faz-me uma ecografia e observa-me. "Não vejo aqui quisto nenhum. O que eu vejo é que os ovários estão muito juntos ao útero." Hmm? E não é suposto estar??
"Ora bem... endometriose... não sei, não vi nada que sugerisse endometriose mas isso não quer dizer nada. Pode ter, pode não ter. Eu diria 50% de hipóteses de ter." A sério? Grande conclusão! Ou é boi ou vaca!
Ok. Pergunto que exames poderei fazer para saber se realmente tenho endometriose ou não, o que se pode fazer para combater ou curar.
Resposta: "Não há nada a fazer minha querida. É chato eu sei. O melhor é fazer uma fiv e quando engravidar isso melhora bastante. Mas de fiv's não percebo nada. Tem que ir a uma clínica especializada" Percebe de quê afinal??

Mas afinal tenho ou não essa porcaria? F***-s*! Ninguém sabe de nada, não há nada a fazer! A endometriose é uma doença fantasma? Uma espécie de mito que ninguém vê, que ninguém pode combater??
E a dor? Só me dizem que é normal e que tenho que aguentar. Será que todas as mulheres têm e eu é que sou muito mariquinhas? Ou será que ando tão abalada com isto que estou a somatizar? Uma depressão mascarada, talvez.
Aff... exausta. Sinto-me uma alienígena. Os humanos já não sabem o que fazer comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário